As transformações no ethos do jornalista: a reformulação dos valores profissionais perante um cenário de convergência

Bárbara Maia

Resumo


A presente pesquisa objetiva analisar como os jornalistas identificam as mudanças no ethos profissional e quais novos valores surgem presentes no fazer jornalístico. Como base teórica utiliza-se os conceitos de convergência de mídias, ethos profissional, newsmaking, rádio expandido e profissional multifunção. O desenvolvimento empírico da pesquisa se dá com o recorte dos resultados obtidos na dissertação de mestrado da autora, defendida no início de 2017. Destaca-se, como principal resultado da análise, a identificação de que, apesar de alguns tradicionais valores profissionais ainda estarem presentes na prática jornalística, outros desaparecem do discurso dos profissionais e novos valores surgem como balizadores nas redações.


Palavras-chave


Ethos; Valores; Convergência de mídias

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2018v15n1p08

(Est-s Jorn. Mid.), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSNe 1984-6924.

Licença Creative Commons