Jornalismo especializado e esporte: a cobertura jornalística em jornais impressos do Amapá

Autores

  • Antonio Carlos Sardinha Universidade Federal do Amapá/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Elaide Martins da Cunha Universidade Federal do Pará
  • Érica Favacho Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2018v15n1p119

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o conteúdo da editoria de esportes dos dois principais jornais amapaenses A Gazeta e Jornal do Dia. Para a observação, tomou-se como escopo as edições do período de setembro, outubro e novembro de 2014 de cada um dos impressos. A análise é fundamentada no modelo de Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e perpassa, ainda, pelo estudo dos critérios de noticiabilidade sistematizados por Sousa (2001). O estudo pauta-se também nas considerações e discussões feitas em relação ao jornalismo esportivo dentro da perspectiva da especialização, segundo Tavares (2009). Nesse aspecto, constatou-se que a lógica de especialização do jornalismo, adotada pelos veículos em questão, é a de divisão temática, isto é, em cadernos/editorias, sem um viés de cobertura especializada na abordagem qualitativa e aprofundada do conteúdo. Além disso, ao analisar o conteúdo, sob o viés da noticiabilidade, concluiu-se que a abordagem feita pelas publicações de itens esportivos não configura um retrato da realidade das práticas locais relacionadas ao universo dos esportes, porque ainda está muito atrelada à reprodução de materiais de outros estados.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Sardinha, Universidade Federal do Amapá/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professor do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas da Universidade Federal do Amapá (Unifap).  Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Elaide Martins da Cunha, Universidade Federal do Pará

pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA).  Doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Érica Favacho, Universidade Federal do Amapá

Jornalista, discente do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Downloads

Publicado

2018-09-04