Ricardo Boechat: uma análise de discurso do jornalista no rádio e na televisão
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2018v15n1p129Resumo
À luz dos estudos de Patrick Charaudeau (2004; 2006; 2008), neste artigo, fez-se uma análise do discurso do jornalista Ricardo Boechat no rádio (Jornal da Band-News FM) e na TV (Jornal da Band). Levando em conta as especificidades de cada suporte, buscou-se verificar quais as estratégias utilizadas pelo apresentador para estabelecer contratos de comunicação com os públicos. Como corpus, analisou-se o discurso do profissional em dois dias aleatórios – 25 de maio de 2017 e 2 de junho de 2017 –, considerando aspectos como: o contexto do discurso, o sujeito e os contratos propostos. Percebeu-se, a partir da análise, que o discurso de Boechat se dá de modo distinto em cada suporte, respeitando as particularidades de cada mídia, e tanto a visada de informação quanto a de captação estão presentes em seu discurso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons