Ricardo Boechat: uma análise de discurso do jornalista no rádio e na televisão

Bárbara Avrella, Cristiane Mafacioli Carvalho

Resumo


À luz dos estudos de Patrick Charaudeau (2004; 2006; 2008), neste artigo, fez-se uma análise do discurso do jornalista Ricardo Boechat no rádio (Jornal da Band-News FM) e na TV (Jornal da Band). Levando em conta as especificidades de cada suporte, buscou-se verificar quais as estratégias utilizadas pelo apresentador para estabelecer contratos de comunicação com os públicos. Como corpus, analisou-se o discurso do profissional em dois dias aleatórios – 25 de maio de 2017 e 2 de junho de 2017 –, considerando aspectos como: o contexto do discurso, o sujeito e os contratos propostos. Percebeu-se, a partir da análise, que o discurso de Boechat se dá de modo distinto em cada suporte, respeitando as particularidades de cada mídia, e tanto a visada de informação quanto a de captação estão presentes em seu discurso.


Palavras-chave


Boechat; Análise do discurso; Rádio; Televisão

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2018v15n1p129

(Est-s Jorn. Mid.), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSNe 1984-6924.

Licença Creative Commons