Apontamentos críticos sobre os valores-notícia de construção: contribuições para a problematização do conceito a partir da frame analysis e da crítica retórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2018v15n1p52

Resumo

O presente artigo vale-se da contribuição de duas correntes teórico-metodológicas bastante presentes no campo dos estudos em jornalismo – a frame analysis (análise de enquadramento) e a crítica retórica – para desenvolver uma análise crítica do conceito de “valor-notícia de construção”, concepção oriunda da abordagem de autores da escola europeia, a exemplo de Traquina (2008) e Wolf (2003), com recepção significativa nas escolas de jornalismo no Brasil. Com base em autores como Goffman (2012), Gitlin (2003), Entman (1993) e Kuypers (2009), elabora-se uma problematização crítica do conceito de “valor-notícia de construção” e aporta-se no entendimento de que as duas tradições de pesquisa mencionadas oferecem uma matriz teórico-metodológica mais elaborada quando comparada com a classificação das notícias em parâmetros noticiosos estanques supostamente compartilhados pelo campo jornalístico.

Biografia do Autor

Marcos Paulo da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Raquel de Souza Jeronymo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bolsista da CAPES. 

Downloads

Publicado

2018-09-04