O jornalismo na era do populismo mediatizado

Isabel Ferin Cunha

Resumo


Neste artigo, pretende-se enunciar as condicionantes e os desafios que enfrentam os media e o Jornalismo no primeiro quartel do século XXI. Com o objetivo de compreender as mudanças em curso, traçam-se os contextos, tendo em consideração os processos de globalização, as transformações tecnológicas, a crise económica de 2008 e as ameaças populistas vividas pelas democracias ocidentais. Com este panorama geral, discutem-se as alterações económicas, financeiras e tecnológicas que subjazem ao funcionamento dos media, tendo em conta o papel das empresas tecnológicas e a convergência digital. O que se entende hoje como sendo os media? Qual a sua relação com as plataformas tecnológicas? Em que medida há sinergias populistas entre os conteúdos dos media, as aspirações dos cidadãos e a atividade jornalística? Como o Jornalismo e os seus profissionais têm administrado as mudanças e se adaptado a um outro ecossistema? São estas as perguntas que guiarão a reflexão desta exposição.


Palavras-chave


Jornalismo; Tecnologias Digitais; Ecossistemas Digitais; Vigilância digital

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DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n2p09

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