Mídia, jornalismo e sociedade: a herança normalizada de Bourdieu

Autores

  • Jairo Ferreira UNISINOS

Resumo

Quais as contribuições de Pierre Bourdieu à compreensão das relações entre mídia, jornalismo e sociedade, considerando o lugar singular ocupado pelo campo midiático? Em torno dessa questão, procuramos verificar as relações teóricas, conceituais e metodológicas oferecidas pelo sociólogo ao campo acadêmico da comunicação que incidem principalmente nas formulações e reformulações das relações entre mídia e sociedade, e, por esse caminho, do lugar ocupado pelo jornalismo nos processos sociais contemporâneos.

Biografia do Autor

Jairo Ferreira, UNISINOS

Professor adjunto no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS. Atua principalmente nos seguintes temas: epistemologia, mediatização, dispositivos, campos das mídias e circulação. É integrante de comitê gestor de rede temática de investigações sobre mediatização na América Latina, com pesquisadores do Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia. Coordenou o GT de Epistemologia da COMPÓS entre 2004-2006.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.Professor adjunto no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS. Atua principalmente nos seguintes temas: epistemologia, mediatização, dispositivos, campos das mídias e circulação. É integrante de comitê gestor de rede temática de investigações sobre mediatização na América Latina, com pesquisadores do Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia. Coordenou o GT de Epistemologia da COMPÓS entre 2004-2006.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Núcleo Temático