Reconfiguração do tempo da audiência na circulação de programa de rádio em mídias sociais

Autores

  • Eloísa Joseane da Cunha Klein Universidade Federal do Pampa
  • Lídia Raquel Maia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n2p55

Resumo

Este artigo analisa como a imediatez característica do rádio migra para as lógicas instantâneas e efêmeras das mídias sociais, que assumem, em boa medida, o espalhamento informativo do próprio jornalismo. Para tanto, analisamos o caso da reverberação instantânea do comentário sexista do locutor de rádio e apresentador de TV Gustavo Negreiros contra a ativista ambiental Greta Thunberg, através de postagens públicas no Facebook e de mensagens em grupos privados do Whatsapp. O comentário sexista foi respondido com uma onda de mobilização em mídias sociais, repercutindo na retirada de patrocinadores do programa de rádio e consequente afastamento do locutor. Observa-se a alteração do tempo da audiência, que tensiona para uma reacomodação das lógicas do jornalismo no rádio, tendo em conta a ascensão de fluxos informativos da ordem da circulação, que redefinem o efêmero, o interesse público e o atual.

Biografia do Autor

Eloísa Joseane da Cunha Klein, Universidade Federal do Pampa

Professora de jornalismo da Universidade Federal do Pampa. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Jornalista graduada pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul.

Lídia Raquel Maia

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Graduada em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba.

Referências

BATTAGLIA, Rafael. Quem é Greta Thunberg e o que ela representa. Super Interessante. Abril. Publicado em 11 dez 2019. Disponível em: . Acesso em: dez. 2019.

BONIXE, Luís. A rádio informativa portuguesa na Internet – o estado da arte. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 332-341, set. 2010. ISSN 1984-6924. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/13256>. Acesso em: 4 out. 2019. Doi:https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n2p332.

BRAGA, José Luiz. A sociedade enfrenta sua mídia. São Paulo: Paulus, 2006.

BRAGA, José Luiz. Circuitos versos campos sociais. In: MATOS, Maria ngela; JANOTTI JUNIOR, Jeder; JACKS, Nilda Aparecida. Mediação e Midiatização: Livro Compós 2012. Salvador/Brasília: UFBA/COMPÓS, 2012.

COSTA, Thaís. Quais são as mídias sociais mais usadas no Brasil em 2019? Rockcontent. Publicado em 20 de setembro de 2019. Disponível em: <https://rockcontent.com/blog/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/>. Acesso em: dez. 2019.

CUNHA, Mágda. O tempo do radiojornalismo: a reflexão em um contexto digital. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 10-19, jan. 2004. ISSN 1984-6924. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2199/1843>. Acesso em: 4 out. 2019. Doi: https://doi.org/10.5007/%x.

FAUSTO NETO, Antônio. A circulação além das bordas. Mediatizacióm, Sociedad y Sentido: Diálogos Brasil y Argentina. Rosário: UNR, 2010.

FERREIRA, Jairo. O caso como referência do método: possibilidade de integração dialética do silogismo para pensar a pesquisa empírica em comunicação. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 27, p. 161-172, dez. 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs. br/intexto/article/viewFile/33802/23491. Acesso em: dez. 2019.

FERREIRA, Jairo. Como a circulação direciona os dispositivos, indivíduos e instituições?. In: BRAGA, José Luiz; FERREIRA, Jairo; FAUSTO NETO, Antônio; GOMES, Pedro Gilberto (Org.). Dez perguntas para a produção de conhecimento em comunicação. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2013.

G1. O discurso da jovem ativista Greta Thunberg na ONU em 5 pontos. Portal G1. Publicado em 23 set. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/noticia/ 2019/09/23/o-discurso-da-jovem-ativista-greta-thunberg-na-onu-em-5-pontos. ghtml. Acesso em: dez. 2019.

HANCOCK, Jaime Rubio. Greta Thunberg se apropria do deboche de Trump e muda sua biografia no Twitter. El País Brasil. Publicado em 26 set. 2019. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/09/25/internacional/1569419293_197925.htm>. Acesso em: dez. 2019.

HENN, Ronaldo; HÖEHR, Kellen Mendes; BERWANGER, Gabriela. Transformações do acontecimento nas redes sociais: das mobilizações contra à homofobia à crise de dupla sertaneja. Brazilian Journalism Research. v. 8, n. 1, 2012.

KANNENBERG, Vanessa; SOUSA, Maíra Evangelista. O fantasmagórico site de rede social: como o Snapchat está sendo apropriado para a circulação de conteúdo jornalístico. Intercom - RBCC São Paulo, v. 40, n. 3, p. 151-168, set. dez. 2017.

KLEIN, Eloisa Joseane da Cunha. Estratégias informativas e de mobilização a partir da página Caçadores de Notícia, de Ijuí/RS. Anais do VII Colóquio Semiótica das Mídias. v. 7, n. 1. Japaratinga, AL: UFAL, 2018.

LEAL, Bruno Souza. Telejornalismo e autenticação do real: estratégias, espaços e acontecimentos. In: GOMES, I. M. M (Org.). Televisão e Realidade. Salvador: Edufba, 2009.

MAIA, Lídia. A política dos eleitores no Facebook dos candidatos: processos interacionais online nas eleições presidenciais de 2014. In: Anais do XXVI Encontro Anual da Compós, São Paulo: Universidade Cásper Líbero, 6 a 9 de junho, de 2017.

MEDITSCH, Eduardo. O ensino do radiojornalismo em tempo de internet. In: DEL BIANCO, Nélia e MOREIRA, Sonia Virginia (Orgs.). Desafios do rádio no século XXI. São Paulo: Intercom; Rio de Janeiro: Uerj, 2001.

ORTRIWANO, Gisela S. Rádio: interatividade entre rosas e espinhos. Novos Olhares, São Paulo, ano 1, n. 2, p. 13-30, 2. sem. 1998.

REIS, Isabel. A reconfiguração da temporalidade da rádio na era da Internet. Comunicação e Sociedade, v. 20, p. 13-28, 2011.

SERELLE, Márcio. Metatevê: a mediação como realidade apreensível. Matrizes, v. 2, n. 2, 2009, p. 167-179. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.

SOM S.A. Facebook live audio. SOM S.A. Creative audio for new media. Disponível em: https://somsa.com.br/facebook-live-audio-som-sa/. Acesso em: dez. 2019.

Downloads

Publicado

2020-12-18