Reconfiguração do tempo da audiência na circulação de programa de rádio em mídias sociais

Autores

  • Eloísa Joseane da Cunha Klein Universidade Federal do Pampa
  • Lídia Raquel Maia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n2p55

Palavras-chave:

Rádio, Circulação, Mídias Sociais

Resumo

Este artigo analisa como a imediatez característica do rádio migra para as lógicas instantâneas e efêmeras das mídias sociais, que assumem, em boa medida, o espalhamento informativo do próprio jornalismo. Para tanto, analisamos o caso da reverberação instantânea do comentário sexista do locutor de rádio e apresentador de TV Gustavo Negreiros contra a ativista ambiental Greta Thunberg, através de postagens públicas no Facebook e de mensagens em grupos privados do Whatsapp. O comentário sexista foi respondido com uma onda de mobilização em mídias sociais, repercutindo na retirada de patrocinadores do programa de rádio e consequente afastamento do locutor. Observa-se a alteração do tempo da audiência, que tensiona para uma reacomodação das lógicas do jornalismo no rádio, tendo em conta a ascensão de fluxos informativos da ordem da circulação, que redefinem o efêmero, o interesse público e o atual.

Biografia do Autor

Eloísa Joseane da Cunha Klein, Universidade Federal do Pampa

Professora de jornalismo da Universidade Federal do Pampa. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Jornalista graduada pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul.

Lídia Raquel Maia

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Graduada em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba.

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Publicado

2020-12-18