Reconfiguração do tempo da audiência na circulação de programa de rádio em mídias sociais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n2p55Resumo
Este artigo analisa como a imediatez característica do rádio migra para as lógicas instantâneas e efêmeras das mídias sociais, que assumem, em boa medida, o espalhamento informativo do próprio jornalismo. Para tanto, analisamos o caso da reverberação instantânea do comentário sexista do locutor de rádio e apresentador de TV Gustavo Negreiros contra a ativista ambiental Greta Thunberg, através de postagens públicas no Facebook e de mensagens em grupos privados do Whatsapp. O comentário sexista foi respondido com uma onda de mobilização em mídias sociais, repercutindo na retirada de patrocinadores do programa de rádio e consequente afastamento do locutor. Observa-se a alteração do tempo da audiência, que tensiona para uma reacomodação das lógicas do jornalismo no rádio, tendo em conta a ascensão de fluxos informativos da ordem da circulação, que redefinem o efêmero, o interesse público e o atual.
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