A produção do público no fotojornalismo convergente: formas de participação em portais de notícia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2022.e76650Palavras-chave:
Fotojornalismo, Produção do público, portais de notíciasResumo
Esta pesquisa propõe investigar e compreender as formas de participação do público no fotojornalismo em portais de notícia, no contexto da cultura da convergência, em especial da cultura participativa. Adotou-se o método da observação direta e da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) para analisar os portais DOL, UOL e Clarín, respectivamente de esferas local, nacional e internacional. Partindo de um estudo exploratório-descritivo para selecionar os portais e analisá-los, seguiu-se para a natureza explicativa da pesquisa, identificando dois tipos de uso da produção fotográfica do público na construção da notícia: indução e apropriação. Realizando-se a análise em três momentos (2017, 2019 e 2020), os resultados indicam que os portais vêm incorporando a participação do público, porém, com certas restrições, a exemplo da ausência de autoria.
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