Conhecer, comunicar, transformar: conteúdos contextualizados com o Semiárido na televisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.e91697

Palavras-chave:

Comunicação, Educação, Telejornalismo

Resumo

Este estudo investigou se os jornalistas de emissoras educativas de televisão apreendem os saberes contextualizados sobre os territórios semiáridos e suas sociedades, a partir das matérias e programas produzidos pela TV Caatinga, webtv da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com profissionais de emissoras parceiras da TV universitária sediadas no Nordeste e Sudeste. O material foi avaliado e comparado com o estudo de exibição de conteúdos da TV Caatinga nas referidas TVs, a partir da etnopesquisa contrastiva. Como principais resultados, observou-se que o conteúdo contextualizado com o Semiárido promoveu o acesso e transformação do conhecimento sobre esses territórios para jornalistas de três emissoras participantes de todas as etapas da pesquisa.

Biografia do Autor

Fabíola Moura Reis Santos, Universidade do Estado da Bahia - Uneb

Professora da Universidade do Estado da Bahia - Uneb, Departamento de Ciências Humanas, Colegiado de Jornalismo em Multimeios.  Jornalista. Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - Uneb. Doutoranda em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental -Uneb.

Email: fmrsantos@uneb.br

Ernani Machado de Freitas Lins Neto , Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

Doutor em Biotecnologia, Mestre em Botânica, Biólogo, Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf. Docente do Programa de pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental -PPGEcoH da Universidade do Estado da Bahia- Uneb.

Iluska Maria da Silva Coutinho , Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Jornalista e pós-doutora em Comunicação, professora no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF e do PPGCOM-UFJF. Coordena o grupo de pesquisa Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA). 

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Publicado

2023-09-19