Conhecer, comunicar, transformar: conteúdos contextualizados com o Semiárido na televisão
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.e91697Palavras-chave:
Comunicação, Educação, TelejornalismoResumo
Este estudo investigou se os jornalistas de emissoras educativas de televisão apreendem os saberes contextualizados sobre os territórios semiáridos e suas sociedades, a partir das matérias e programas produzidos pela TV Caatinga, webtv da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com profissionais de emissoras parceiras da TV universitária sediadas no Nordeste e Sudeste. O material foi avaliado e comparado com o estudo de exibição de conteúdos da TV Caatinga nas referidas TVs, a partir da etnopesquisa contrastiva. Como principais resultados, observou-se que o conteúdo contextualizado com o Semiárido promoveu o acesso e transformação do conhecimento sobre esses territórios para jornalistas de três emissoras participantes de todas as etapas da pesquisa.
Referências
ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 1999.
BUCCI, Eugenio; CHIARETTI, Marco; FIORINI, Ana Maria. Indicadores de qualidade nas emissoras públicas: uma avaliação contemporânea. Brasília, DF: Unesco, 2012. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000216616. Acesso: 12 jul 2022.
DUARTE, Jorge. Entrevista em Profundidade. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, p. 62-83, 2012.
FENAJ. Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Brasília: Federação Nacional dos Jornalistas, 2007. Disponível em: https://fenaj.org.br/wp-content/uploads/2014/06/04-codigo_de_etica_dos_jornalistas_brasileiros.pdf. Acesso: 27 out 2022.
HAESBAERT, Rogério; ARAÚJO, Frederico Guilherme Bandeira de. Identidades e Territórios: questões e olhares contemporâneos. Identidades territoriais: entre a multiterritorialidade e a reclusão territorial (ou: do hibridismo cultural à essencialização das identidades). Rio de Janeiro: Access, p. 33-56, 2007.
MACEDO, Roberto Sidnei. Pesquisa contrastiva e estudos multicasos: da crítica à razão comparativa ao método contrastivo em ciências sociais e educação. Salvador: EDUFBA, 2018.
SANTOS, Fabíola Moura Reis. O sertão que a TV não vê: o Jornalismo Contextualizado com o Semiárido Brasileiro. Teresina: EDUFPI, 2018.
STRATE, Lance; BRAGA, Adriana; LEVINSON, Paul. Introdução à Ecologia das Mídias. Rio de Janeiro: Ed. PUC-RIO; São Paulo: Edições Loyola, 2019.
VIZEU, Alfredo. O telejornalismo como lugar de referência e a função pedagógica. Revista Famecos, v. 16, n. 40, p. 77-83, 2009.
WILLIAMS, R. Televisão: tecnologia e forma cultural. Trad. Márcio Serelle; Mário F. I. Viggiano. 1a ed. São Paulo: Boitempo; Belo Horizonte, PUCMinas, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons