Know, communicate, transform: contextualized content about the Semi-Arid on television
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.e91697Keywords:
Communication, Education, TelejournalismAbstract
This study investigated whether journalists from educational television stations apprehend contextualized knowledge about the semi-arid territories and their societies, from the stories and programs produced by TV Caatinga, webtv of the Federal University of São Francisco Valley. Questionnaires were applied and interviews were conducted with professionals from partner broadcasters of the university TV based in the Northeast and Southeast. The material was evaluated and compared with the study of the exhibition of TV Caatinga's content in the referred TVs, from the contrastive ethno-research. As main results, it was observed that the content contextualized with the Semi-Arid promoted access to and transformation of knowledge about these territories for journalists from three broadcasters participating in all stages of the research.
References
ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 1999.
BUCCI, Eugenio; CHIARETTI, Marco; FIORINI, Ana Maria. Indicadores de qualidade nas emissoras públicas: uma avaliação contemporânea. Brasília, DF: Unesco, 2012. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000216616. Acesso: 12 jul 2022.
DUARTE, Jorge. Entrevista em Profundidade. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, p. 62-83, 2012.
FENAJ. Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Brasília: Federação Nacional dos Jornalistas, 2007. Disponível em: https://fenaj.org.br/wp-content/uploads/2014/06/04-codigo_de_etica_dos_jornalistas_brasileiros.pdf. Acesso: 27 out 2022.
HAESBAERT, Rogério; ARAÚJO, Frederico Guilherme Bandeira de. Identidades e Territórios: questões e olhares contemporâneos. Identidades territoriais: entre a multiterritorialidade e a reclusão territorial (ou: do hibridismo cultural à essencialização das identidades). Rio de Janeiro: Access, p. 33-56, 2007.
MACEDO, Roberto Sidnei. Pesquisa contrastiva e estudos multicasos: da crítica à razão comparativa ao método contrastivo em ciências sociais e educação. Salvador: EDUFBA, 2018.
SANTOS, Fabíola Moura Reis. O sertão que a TV não vê: o Jornalismo Contextualizado com o Semiárido Brasileiro. Teresina: EDUFPI, 2018.
STRATE, Lance; BRAGA, Adriana; LEVINSON, Paul. Introdução à Ecologia das Mídias. Rio de Janeiro: Ed. PUC-RIO; São Paulo: Edições Loyola, 2019.
VIZEU, Alfredo. O telejornalismo como lugar de referência e a função pedagógica. Revista Famecos, v. 16, n. 40, p. 77-83, 2009.
WILLIAMS, R. Televisão: tecnologia e forma cultural. Trad. Márcio Serelle; Mário F. I. Viggiano. 1a ed. São Paulo: Boitempo; Belo Horizonte, PUCMinas, 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons