A centralidade da ética jornalística nos currículos: transversalidade e interdisciplinaridade como estratégia metodológica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.e92820Palavras-chave:
Ética jornalística, Ensino de jornalismo, InterdisciplinaridadeResumo
O artigo procura contribuir para a reflexão a respeito do ensino de ética nos cursos de jornalismo, a partir de uma abordagem que reconhece a centralidade da disciplina na formação profissional. Nesse sentido, dialoga-se com propostas do campo da Educação para se pensar estratégias metodológicas que incluem a transversalidade e a interdisciplinaridade como referência para um ensino de ética holisticamente constituído e capaz de superar limitações do campo acadêmico do Jornalismo. Para tanto, são descritas características específicas que envolvem o debate deontológico a partir da identificação de três dimensões distintas de abordagem no âmbito do ensino. Trata-se de um texto propositivo que visa contribuir com o debate para construção de matrizes curriculares de cursos de jornalismo do Brasil.
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