La centralidad de la ética periodística en los planes de estudio: transversalidad e interdisciplinariedad como estrategia metodológica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.e92820

Palabras clave:

Interdisciplinariedad, Ética periodística, Enseño periodismo

Resumen

El artículo busca contribuir a la reflexión sobre la enseñanza de la ética en los cursos de periodismo, desde un enfoque que reconoce la centralidad de la disciplina en la formación profesional. En este sentido, dialoga con propuestas del campo de la Educación para pensar estrategias metodológicas que incluyan la transversalidad y la interdisciplinariedad como referencia para una enseñanza de ética holísticamente constituida capaz de superar las limitaciones del campo académico del Periodismo. Para ello, se describen características específicas que involucran el debate deontológico a partir de la identificación de tres dimensiones distintas de enfoque en el campo de la enseñanza. Es una propuesta que tiene como objetivo contribuir al debate para la construcción de matrices curriculares de los cursos de periodismo en Brasil.

Biografía del autor/a

Guilherme Gonçalves Carvalho, PUCPR

Professor de graduação da Uninter e docente permanente do PPGJor/UEPG. Graduado em Jornalismo (UEPG) e Doutor em Sociologia (Unesp). Realizou estágio pós-doutoral na UEPG e parte na Universidade de Coimbra.

Mauri König, Uninter

Professor de graduação da Uninter. Graduado em Letras (Unioeste) e Jornalismo (UDC) e Mestre em Jornalismo (UEPG).

Citas

BEJ. Institucional. Brasília: Abej, 2007. Disponível em: http://www.abejor.org.br/novo/institucional. Acesso em 15 mar. 2019.

ABRAMO, Cláudio. A regra do Jogo: o jornalismo e a ética do marceneiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

ABREU, Ana Carolina Ribeiro de. O Conselho Federal de Jornalismo no Brasil. Covilhã: Universidade da Beira do Interior, 2004. Disponível em: https://www.bocc.ubi.pt/pag/abreu-ana-carolina-Conselho-federal-jornalismo. pdf. Acesso em 15 mar. 2019.

BARGER, Wendy; ELLIOTT, Deni. Journalism ethics classes: Do they make better journalists? The Quill, v.88, i.7, n.24, p. 1-4, aug. 2000.

BORTOLOTTI, Plínio. Por uma deontologia aplicada. In: CARVALHO, Guilherme (org.). A ética no jornalismo brasileiro: conceitos, práticas e normas. Curitiba: InterSaberes, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais. Brasília, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CARVALHO, Guilherme. Conhecer o código de ética é fundamental. In: CARVALHO, Guilherme (org.). A ética no jornalismo brasileiro: conceitos, práticas e normas. Curitiba: InterSaberes, 2019.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. Ensino de ética jornalística: pedagogias e metodologias de professores. In: Comunicação & Educação, Ano XVI, n. 1, São Paulo: USP, p. 25-32, jan/jun 2011.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. Pedagogias, metodologias e tecnologias na formação ético-profissional dos cursos de Jornalismo no Brasil. Rebej - Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, v.1, n.8, p. 129-177, jan. a jun. 2011.

CHEIDA, Marcel. A questão curricular e pedagógica na disciplina Ética e Legislação do Jornalismo. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, n.1, v.1, p. 102-122, 2007.

COSTA, Caio Túlio. Ética, jornalismo e nova mídia: uma moral provisória. Rio de Janeiro: Zahar. 2009.

DIAS, Robson. O ethos de cada um: limites e associações entre a ética profissional de jornalistas e corporativa de empresas de comunicação. Mediação, Belo Horizonte, v. 14, n. 15, p. 95-110, jul./dez. de 2012.

DIRETRIZES Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo. Resolução nº 1, Brasília: Ministério da Educação, Governo Federal, 27 set. 2013.

ENTENDA o escândalo de grampos do tabloide “News of the World”. BBC BRASIL, 2011. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2011/07/110707_entenda_news_of_the_world_mm. Acesso em 15 mar. 2019.

ERICKSON, Megan, Teaching Journalism Ethics in the High School Journalism Classroom Through the Use of Text Sets. School of Education and Leadership Student Capstone Projects. 472, 2020. Disponível em: https://digitalcommons.hamline.edu/hse_cp/472/. Acesso em 2 ago. 2023.

FERREIRA, Jociene Carla Bianchini. Docência universitária: elementos norteadores da prática pedagógica no curso de Jornalismo. 2013. Tese (doutorado).

Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Educação.

FIGUEIRA, João. O ensino do jornalismo em tempos de mudança ou como a Universidade deve suplantar o Super-Homem. Mediapolis, n.3, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, p. 61-77, 2016.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Escopo e abrangência da ciência da informação e a pós-graduação na área: anotações para uma reflexão. Transinformação, v. 15, n. 1, p. 31-43, jan./abr. 2003.

GREENSLADE, Roy. After Leveson: why the teaching of journalistic ethics is so crucial. Disponível em: https://www.theguardian.com/media/greenslade/2013/mar/30/journalism-education-leveson-report. Acesso em 15 mar. 2019.

KARAM, Francisco José. Jornalismo, ética e liberdade. 2. ed. São Paulo: Summus, 1997.

KÖNIG, Mauri. O teste diário dos valores e princípios da ética jornalística. In: CARVALHO, Guilherme (org.). A ética no jornalismo brasileiro: conceitos, práticas e normas. Curitiba: InterSaberes, 2019.

KOSTYU, Paul. Doing what is right: Teaching ethics in journalism programs. Journal of Mass Media Ethics, n. 5, v.1, p.45-58, 1990. Disponível em: https://philpapers.org/rec/KOSDWI. Acesso em: 2 ago. 2023.

MARTONO; Haryanto Hadi. Teaching journalism ethics: Constructing model for teaching journalism ethics on the basis of local wisdom to create peace journalism. Cogent Arts & Humanities, v.4, i.1, 2017 (online). Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23311983.2017.1334982. Acesso em 13 jan. 2023.

MEDITSCH, Eduardo. Pedagogia e pesquisa para o Jornalismo que está por vir: a função social da Universidade e os obstáculos para a sua realização. Florianópolis: Insular, 2012.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

NUNES, Angelina. O zumbido que acompanha o besouro. In: CARVALHO, Guilherme (org.). A ética no jornalismo brasileiro: conceitos, práticas e normas. Curitiba: InterSaberes, 2019.

OLIVEIRA, Dennis; RODELLI, Patrícia. Jornal laboratório: prática extensionista articulada com a dimensão ética do jornalismo. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, n.1, v.1, p. 48-69, 2007.

PEREIRA JÚNIOR, Luiz Costa. Guia para a edição jornalística. Petrópolis: Vozes, 2006.

PETERLIN, Laveda; PETERS, Jonathan. Teaching Journalism Ethics Through “The Newsroom”: An Enhanced Learning Experience. Journalism & Mass Communication Educator, n. 74, v.1, p. 44–59, 2018. Disponível em: Https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1077695818767230. Acesso em: 2 ago. 2023.

PIAGET, Jean. Psychologie et épistemologie. Paris: Denöel-Gonthier, 1970.

RESTREPO, Javier Darío. Cuestión de Ética. Disponível em: http://fnpi.org/es/recursos/relatorias/taller-de-etica-periodistica-con-javier-dariorestrepo-2003. Acesso em 16 mar. 2019.

RÜDIGER, Francisco. Origens do pensamento acadêmico em Jornalismo: Alemanha, União Soviética e Japão. Florianópolis: Insular, 2017.

SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. São Paulo: EDART – São Paulo Livraria Editora Ltda., 1974.

TREVISAM Elisaide; LEISTER, Margareth Anne; DICHER, Marilu. A transversalidade no ensino superior como via de reforma para uma educação ética e humanitária. Anais da Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária, Fortaleza: UECE, mai. 2016.

YUS, Rafael. Temas Transversais: em busca de uma nova escola. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

ZELIZER, Barbie. Has communication explained journalism? In: TUMBER, Howard. Journalism: critical concepts in media and cultural studies. London: Routledge, 2008.

Publicado

2023-09-19