Produção de notícias pela assessoria de comunicação do HUJB com o auxílio do ChatGPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.94886

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, ChatGPT, Assessoria de comunicação

Resumo

Em um cenário de constantes mudanças no jornalismo causadas pela inserção dos agentes de inteligência artificial nas redações de empresas de todo o mundo, o presente artigo examina o uso de agentes inteligentes na produção jornalística em instituições públicas. Ele tem como objetivo analisar a produção jornalística do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) localizado em Cajazeiras, Paraíba, entre os meses de março e maio de 2023 feita com o ChatGPT, um modelo baseado no processamento de linguagem natural. Para isso, adotou-se como suporte teórico: os autores Russel e Norvig (2013); Valentim e Bezerra (2023); Fernandes (2022), Felps (2023); Possa (2023), dentre outros, além do estudo das notícias produzidas sobre as campanhas “Março Lilás”, “Abril Azul” e “Maio Laranja” pela assessoria de comunicação do HUJB com o auxílio do ChatGPT. Por meio da pesquisa, descobriu-se que o modelo pode auxiliar o jornalista, acelerando o processo de produção da notícia.

Biografia do Autor

Jefferson Valentim, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Computação, Comunicação e Artes/Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Especialista em Inteligência Artificial, Computação em Nuvem e Jornalismo Digital/Instituto Líbano e Facuminas.

Elthon Ferreira Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Computação, Comunicação e Artes/Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Graduado em Jornalismo/Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni). 

Leonardo Alves, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Planejamento Urbano e Regiona/Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Mestre em Desenvolvimento Regional/Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. Especialista em Marketing pela UEPB. 

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Publicado

2024-08-08

Edição

Seção

Núcleo Temático