¿“Democracia” en 15 segundos? Estrategias de legitimación del periodismo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p09Resumen
Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre el periodismo contemporáneo y sus estrategias de legitimación. Específicamente, buscamos comprender, desde el contexto teórico de la mediatización de la sociedad (HJARVARD, 2012), cómo se desarrollan las iniciativas que tienen por finalidad aumentar la participación ciudadana en las producciones periodísticas y fomentar el ejercicio de la democracia. Como objeto empírico, destacamos el proyecto O Brasil que eu quero, desarrollado por la Rede Globo de Televisão durante el año 2018, en el contexto de las elecciones para elegir al presidente de la República. Entre los resultados, señalamos que, aunque la propuesta se presentó con el propósito de dar visibilidad a los reclamos del pueblo brasileño, la voz que más se hizo eco fue la de la misma organización de televisión, la cual traspuso el modo centralizado de producción de noticias del periodismo tradicional al periodismo en mediatización.Citas
ANATEL. Brasil registra redução de 2,88 no número de acessos em operação em telefonia móvel em 12 meses. Brasília, 30 abril, 2018. Disponível em: http://www.anatel.gov.br/dados/destaque-1/283-brasil-tem-236-2-milhoes-de-linhas-moveis-em-janeiro-de-2018 Acesso em: 20 maio 2018.
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 36 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BERTRAND, Claude-Jean. O arsenal da democracia: sistemas de responsabilização da mídia. Bauru, SP: Edusc, 2002.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2013.
COULDRY, Nick. Crise de relegitimação: além da compulsão de uma vida saturada pela mídia. Líbero, São Paulo v. 19, n. 37, p. 19-28, jan.- jun. 2016.
FANTÁSTICO. O Brasil que eu quero. Rio de Janeiro, 4 mar. 2018. Disponível em: https://especiais.g1.globo.com/o-brasil-que-eu-quero/2018/videos/#!/6550734. Acesso em: 24 maio 2018.
GLOBO PLAY. Grave um vídeo pelo celular dizendo o que você quer para o país em 2018. Rio de Janeiro, 14 jan. 2018. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/6428388/programa/. Acesso em: 02 jun. 2018.
G1. Que Brasil você quer para o futuro? Saiba como enviar seu vídeo. Rio de Janeiro, 14 jan. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/vc-no-g1/noticia/que-brasil-voce-quer-para-o-futuro-saiba-como-enviar-o-seu-video.ghtml. Acesso em: 30 maio 2018.
HJARVARD, Stig. Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. Matrizes. São Paulo, ano V, n. 2, jan./jul., 2012, p. 53-91. Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/MATRIZes/article/viewArticle/813. Acesso em: 22 abril 2018
JORNAL DA GLOBO. O Brasil que eu quero. Rio de Janeiro, 25 maio 2018. Disponível em: https://especiais.g1.globo.com/o-brasil-que-eu-quero/2018/videos/. Acesso em: 20 jun 2018.
JORNAL HOJE. O Brasil que eu quero. Rio de Janeiro, 14 jun. 2018. Disponível em: https://especiais.g1.globo.com/o-brasil-que-eu-quero/2018/videos/#!/6809863. Acesso em: 20 jun. 2018.
JORNAL NACIONAL. O Brasil que eu quero. Rio de Janeiro, 12 jun. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/o-brasil-que-eu-quero/playlist/o-brasil-que-eu-quero-videos-exibidos-de-10-a-16-de-junho-nos-telejornais.ghtml. Acesso em: 20 jun. 2018.
KAMMER, Aspe. The mediatization of journalism. MedieKultur - Journal of media and communication research. Dinamarca. n. 54, 2013, p. 141-158. Disponível em: https://tidsskrift.dk/mediekultur/article/download/17385/15109. Acesso em: 30 abril 2018.
KARAM, Francisco José; CHISTOFOLETTI, Rogério. Fundamentos jornalísticos para novos cenários éticos da informação. In: SILVA, Gislene (et al.) (Orgs.). Jornalismo contemporâneo: figurações, impasses e perspectivas. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2011.
SIQUEIRA, Fabiana Cardoso de; VIZEU, Alfredo. Jornalismo em transformação: as escolhas dos formatos das notícias na TV. In: VIZEU; Alfredo (et al.) (Org). Telejornalismo em questão. Florianópolis: Insular, 2014.
TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa. Muito além da interatividade: o olhar de McLuhan sobre as novas formas de ver o telejornalismo. In: SOUSA, Janara; CURVELLO, João; RUSSI, Pedro (Org.) 100 anos de McLuhan. Brasília-DF: Casa das Musas, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons