“Democracia” em 15 segundos? Estratégias de legitimação do jornalismo contemporâneo

Autores

  • Clarissa Schwartz Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Eugenia Mariano da Rocha Barichello Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p09

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o jornalismo contemporâneo e suas estratégias de legitimação. Buscamos compreender – a partir do contexto teórico da midiatização da sociedade (HJARVARD, 2012) - como são desenvolvidas iniciativas que visam incrementar a participação dos cidadãos nas produções jornalísticas e estimular o exercício da democracia. Como objeto empírico, destacamos o projeto O Brasil que eu quero desenvolvido pela Rede Globo de Televisão em 2018 por conta das eleições presidenciais. Entre os resultados, apontamos que – apesar da proposta ter sido apresentada com a finalidade de dar visibilidade às reivindicações do povo brasileiro - a voz que mais ecoou foi a da organização televisiva que transpôs o modo de produção de notícias centralizado do jornalismo tradicional para o jornalismo em midiatização.

Biografia do Autor

Clarissa Schwartz, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Jornalista, mestre e doutora em Extensão Rural (UFSM). Realizou estágio pós-doutoral em Comunicação na UFSM e atualmente é doutoranda em Comunicação pela mesma instituição. Bolsista Capes. E-mail: clarissaschwartz@yahoo.com.br

Eugenia Mariano da Rocha Barichello, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora titular da UFSM e docente permanente do PPGCom/UFSM. Realizou estágio pós-doutoral sênior na University College of London (UCL-UK). É bolsista em produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (PQ2 CNPq). E-mail: eugeniabarichello@gmail.com

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Publicado

2020-06-18