A intervenção do Serviço Social junto à questão da violência contra a mulher

Autores

  • Teresa Kleba Lisboa UFSC - Florianópolis - SC
  • Eliane Aparecida Pinheiro UNOCHAPECÓ - Chapecó - SC

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Palavras-chave:

Violência contra a mulher, Intervenção profissional, Serviço social, Violence against women, Professional intervention, Social work

Resumo

Este artigo é a síntese de uma pesquisa realizada junto a assistentes sociais que trabalham com mulheres que vivem em situação de violência, e tem como objetivo analisar o papel do Serviço Social nessa questão. A violência contra a mulher tem sido apontada pela ONU como uma violação dos Direitos Humanos e como um problema de Saúde Pública, ou seja, como uma das principais causas de doenças de mulheres; da mesma forma, a violência cometida contra as mulheres é apontada como um dos principais entraves ao desenvolvimento de países do mundo inteiro. Historicamente, o Serviço Social, enquanto profissão caminhou paralelo às conquistas do movimento feminista e apenas recentemente integrou na sua agenda a discussão relativa à problemática da violência contra a mulher. Pretende-se, neste artigo, discorrer sobre a intervenção do Serviço Social junto à violência contra a mulher, propondo aportes teórico-metodológicos e políticas públicas para essa questão.

Biografia do Autor

Teresa Kleba Lisboa, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Serviço Social pela UFSC, mestrado em Sociologia Política pela UFSC e doutorado em Sociologia pela UFRS do Sul. Atualmente é professora adjunta da UFSC. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social e Relações de Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: eqüidade de gênero nas políticas públicas, mulheres chefes de família e excluídas dos direitos mínimos, violência de gênero, empoderamento e cidadania.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Eliane Aparecida Pinheiro, UNOCHAPECÓ - Chapecó - SC

Possui graduação em Serviço Social pela UNOESC (1995), especialização em Serviço Social e Políticas Sociais Públicas pela UNOCHAPECÓ (1997) e mestrado em Serviço Social pela UFSC (2005). Atualmente é Assistente Social da UNOCHAPECÓ e Horista da UNOESC. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado. p>Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01