Desigualdade, fome e produção de alimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e89701

Resumo

É oportuna, pertinente e absolutamente necessária a temática que o leitor tem em mãos neste número da Katalysis. Ao abordar a desigualdade e a fome como fenômenos inerentes ao desenvolvimento do capitalismo, perquire as singularidades da atual conjuntura brasileira, identificando suas determinações históricas no âmbito da relação dialética e contraditória entre crescimento da riqueza e a pauperização, processos que a crise capitalista, e no seu interior, a crise sanitária, tornaram mais agudo, derruindo conquistas civilizatórias.

Biografia do Autor

Ana Elizabete Mota, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP)

Professora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Ricardo Lara, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Referências

FERNANDES, F. A revolução burguesa no Brasil: ensaios de interpretação sociológica, 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

HARVEY, D. O novo imperialismo. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro I. São Paulo, Boitempo, 2017

MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo, Boitempo. Rio de Janeiro, Ed UFRJ. 2011.

MOTA, A. E. Expropriações contemporâneas: hipóteses e reflexões. In: BOSCHETTI. I (Org.). Expropriações e direitos no capitalismo. São Paulo: Cortez, 2018.

MOTA, A. E; RODRIGUES. M. Ultraconservadorismo, Política Anticivilizatória e Luta de Classes. VI Simpósio Internacional Lutas Sociais na América Latina. Londrina. 2021.

OXFAM-MEDIA-BRIEF-BR-Lucrando-com-a-Dor-Davos-2-sem-embargo.pdf. Disponível em https://www.oxfam.org.br/justica-social-e-economica/forum-economico-de-davos/lucrando-com-a-dor/. Acesso em 16 de junho de 2022.

POLANYI, K. A grande transformação: as origens políticas e econômicas da nossa época. Rio de Janeiro, Contraponto, 2021.

ROSDOLSKY, R. Gênese e estrutura de O Capital de Karl Marx. Rio de Janeiro, EDUERJ/Contraponto, 2001.

PENSSAN. II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da COVID-19 no Brasil [livro eletrônico]. São Paulo, SP: Fundação Friedrich Ebert: Rede PENSSAN, 2022.

SILVA FILHO, O. J. Contribuições para o debate da comida no capitalismo contemporâneo. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 25, n. 3, ago./dez. 2022.

Publicado

2022-08-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)