Desigualdade, fome e produção de alimentos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e89701Resumo
É oportuna, pertinente e absolutamente necessária a temática que o leitor tem em mãos neste número da Katalysis. Ao abordar a desigualdade e a fome como fenômenos inerentes ao desenvolvimento do capitalismo, perquire as singularidades da atual conjuntura brasileira, identificando suas determinações históricas no âmbito da relação dialética e contraditória entre crescimento da riqueza e a pauperização, processos que a crise capitalista, e no seu interior, a crise sanitária, tornaram mais agudo, derruindo conquistas civilizatórias.
Referências
FERNANDES, F. A revolução burguesa no Brasil: ensaios de interpretação sociológica, 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
HARVEY, D. O novo imperialismo. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro I. São Paulo, Boitempo, 2017
MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo, Boitempo. Rio de Janeiro, Ed UFRJ. 2011.
MOTA, A. E. Expropriações contemporâneas: hipóteses e reflexões. In: BOSCHETTI. I (Org.). Expropriações e direitos no capitalismo. São Paulo: Cortez, 2018.
MOTA, A. E; RODRIGUES. M. Ultraconservadorismo, Política Anticivilizatória e Luta de Classes. VI Simpósio Internacional Lutas Sociais na América Latina. Londrina. 2021.
OXFAM-MEDIA-BRIEF-BR-Lucrando-com-a-Dor-Davos-2-sem-embargo.pdf. Disponível em https://www.oxfam.org.br/justica-social-e-economica/forum-economico-de-davos/lucrando-com-a-dor/. Acesso em 16 de junho de 2022.
POLANYI, K. A grande transformação: as origens políticas e econômicas da nossa época. Rio de Janeiro, Contraponto, 2021.
ROSDOLSKY, R. Gênese e estrutura de O Capital de Karl Marx. Rio de Janeiro, EDUERJ/Contraponto, 2001.
PENSSAN. II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da COVID-19 no Brasil [livro eletrônico]. São Paulo, SP: Fundação Friedrich Ebert: Rede PENSSAN, 2022.
SILVA FILHO, O. J. Contribuições para o debate da comida no capitalismo contemporâneo. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 25, n. 3, ago./dez. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material, desde que para fins não comerciais e que seja fornecido o devido crédito aos autores e a fonte, inserido um link para a Licença Creative Commons e indicado se mudanças foram feitas. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).