A Universidade pública em tempos de ajustes neoliberais e desmonte de direitos

Autores/as

  • Mailiz Garibotti Lusa Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6007-1383
  • Tiago Martinelli Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3496-0873
  • Samara Ayres Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Tiago Pacheco Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0917-1696

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592019v22n3p536

Resumen

Neste estudo é apresentada uma análise da educação pública brasileira, com enfoque no ensino superior, que toma por base o histórico da contínua disputa entre projetos para área, considerando suas consequências para a educação brasileira ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, busca-se expressar a perspectiva daqueles que estão comprometidos com a luta por uma alternativa transformadora e emancipatória para a educação, diante da conjuntura de ofensiva neoliberal e retirada de direitos. Através das categorias e concepções do pensamento gramsciano, apontam-se instrumentos potencialmente transformadores e fortalecedores da estratégia de resistência à hegemonia burguesa e neoliberal, fazendo deste conjunto de instrumentos um campo de intervenção para professores, pesquisadores e alunos comprometidos com a defesa e com o fortalecimento da universidade pública.

 

Biografía del autor/a

Mailiz Garibotti Lusa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Porto Alegre, RS, Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social (DSS-SSO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Assistente Social graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Entre 2010 e 2014 foi Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no Curso de Serviço Social do Campus Arapiraca. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas Terra, Trabalho e Política Social (UFRGS - DGP-CNPq). Atua principalmente nos seguintes temas: Serviço Social e espaço rural; lutas sociais e movimentos sociais camponeses; formação profissional e fundamentos do Serviço Social; gênero, divisão sócio sexual do trabalho e políticas públicas de gênero.

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Publicado

2019-11-08