A Universidade pública em tempos de ajustes neoliberais e desmonte de direitos

Autores

  • Mailiz Garibotti Lusa Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6007-1383
  • Tiago Martinelli Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3496-0873
  • Samara Ayres Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Tiago Pacheco Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0917-1696

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592019v22n3p536

Resumo

Neste estudo é apresentada uma análise da educação pública brasileira, com enfoque no ensino superior, que toma por base o histórico da contínua disputa entre projetos para área, considerando suas consequências para a educação brasileira ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, busca-se expressar a perspectiva daqueles que estão comprometidos com a luta por uma alternativa transformadora e emancipatória para a educação, diante da conjuntura de ofensiva neoliberal e retirada de direitos. Através das categorias e concepções do pensamento gramsciano, apontam-se instrumentos potencialmente transformadores e fortalecedores da estratégia de resistência à hegemonia burguesa e neoliberal, fazendo deste conjunto de instrumentos um campo de intervenção para professores, pesquisadores e alunos comprometidos com a defesa e com o fortalecimento da universidade pública.

 

Biografia do Autor

Mailiz Garibotti Lusa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Porto Alegre, RS, Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social (DSS-SSO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Assistente Social graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Entre 2010 e 2014 foi Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no Curso de Serviço Social do Campus Arapiraca. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas Terra, Trabalho e Política Social (UFRGS - DGP-CNPq). Atua principalmente nos seguintes temas: Serviço Social e espaço rural; lutas sociais e movimentos sociais camponeses; formação profissional e fundamentos do Serviço Social; gênero, divisão sócio sexual do trabalho e políticas públicas de gênero.

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Publicado

2019-11-08