Educação e trabalho no Brasil: a perspectiva defendida pelo capital para a formação dos trabalhadores

Autores

  • Jaime Hillesheim Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, SC, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2798-6418
  • Adir Valdemar Garcia Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Estudos Especializados em Educação, Florianópolis, SC, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7805-4242

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592019v22n3p479

Resumo

O artigo constitui uma análise, com base na teoria social crítica, do conteúdo apresentado nos Planos Nacionais de Educação (2001-2010 e 2014-2024) e do Plano de Desenvolvimento da Educação (2007), referente à relação entre educação e trabalho. A partir da pesquisa documental intentou-se identificar as perspectivas políticas que demarcam esta relação, num contexto de crise do capitalismo e de regressão de direitos em todo o mundo e, particularmente, no Brasil. Os resultados apontam para uma reatualização e fortalecimento da educação como mediação essencial para a formação da força de trabalho em consonância com as novas necessidades da esfera da produção, muitas vezes encobertas pelo discurso e defesa da cidadania, do direito e de valores humanísticos.

Biografia do Autor

Jaime Hillesheim, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, SC, Brasil.

Porfessor do Departamento de Serviço Social da UFSC.

Doutor em Serviço Social pelo PPGSS da UFSC.

Mestre em Serviço Social pelo PPGSS da PUC/SP.

Especialista em: Serviço Social do Trabalho (UFSC); Direito Constitucional (FEMP/RS); Direito Material e Processual do trabalho (ESMATRA 23).

Graduado em Serviço Social pela FURB/Blumenau/SC;

Graduado em Direito (UNIC/Cuiabá/MT).

Adir Valdemar Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Estudos Especializados em Educação, Florianópolis, SC, Brasil.

Graduado em Pedagogia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (1986); Especialista em Educação pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (1989); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação, Pobreza e Desigualdade Social. Tem experiência na área de Educação e na área da saúde, pesquisando e estudando os seguintes temas: educação, saúde, cidadania e pobreza.

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Publicado

2019-11-08