Entre margens, territórios, corpos e as muitas vozes: narrar as ausências e reescrever o comum

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2025.e109908

Palabras clave:

Estudos literários, Literaturas e outras artes, Anuário de Literatura

Biografía del autor/a

Alessandra Guterres Deifeld, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Literatura pela UFSC, mestra em Literatura pela UFSC (2022), graduada em Direito pela Univali e Pós-Graduada em Direito Constitucional pela Univali. Compõe a Comissão de Acompanhamento das Ações Afirmativas do PPGLit e a Comissão Editorial da revista Anuário de Literatura. Desenvolve pesquisas sobre artes e literaturas indígenas.

Andressa Almeida Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Literaturas, Artes e Culturas Modernas pela Universidade de Lisboa e em Literatura Brasileira pelo PPGLit – UFSC, onde também obteve o título de mestra. Licenciada em Letras e Pedagogia, com especialização em Literatura Brasileira e Inovação na Educação, pesquisa a escrita de mulheres brasileiras do século XIX. Integrante do nuLIME – Núcleo de Literatura e Memória. Compõe a Comissão Editorial da revista Anuário de Literatura.

Emmanuele Amaral Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de Poesia e Aisthesis, e bacharel em Letras Português pela mesma instituição. Pesquisa sobre erotismo e imagem na poesia brasileira. Compõe a Comissão Editorial da revista Anuário de Literatura.

Jair Zandoná, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul

Doutor (2013) e mestre (2008) em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Letras Português Habilitação em Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2003). É um dos editores da Revista Anuário de Literatura (PPGL/UFSC), editor de resenhas da Revista Estudos Feministas (REF), integra o quadro de pesquisadores/as associados/as do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC) e do Núcleo de Literatura Atual - Estudos Feministas e Pós-Coloniais de Narrativas da Contemporaneidade (LITERATUAL/UFSC).

Júlia Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de Memória, história e subjetividade. Formada em Letras Português pela UFSC e aprendiz de parteira tradicional, pesquisa a oralidade na tradição das Parteiras Tradicionais de Santa Catarina. Compõe a Comissão Editorial da revista Anuário de Literatura.

Mariana Vogt Michaelsen, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Literatura pela UFSC. Graduada bacharel em Psicologia pela UFSC. Integrante do nuLIME – Núcleo de Literatura e Memória. Compõe a Comissão Editorial da revista Anuário de Literatura.

Tânia Regina Oliveira Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, pertence ao nuLIME – Núcleo de Literatura e Memória. É uma das editoras da Revista Estudos Feministas e da Anuário de Literatura. Atua nas áreas de gênero e subjetividades, história e memória literária.

Thaís Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra e doutora em Estudos da Tradução pela PGET/UFSC. É Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, subcoordenadora do nuLIME – Núcleo de Literatura e Memória e pesquisadora do NUPILL – Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística. É uma das editoras da Anuário de Literatura.

Citas

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Trad. de Renata Santini. São Paulo: n-1 Edições, 2019.

REDAÇÃO OESTE. ‘Venho falando em pretuguês’, diz a escritora que tomou posse na ABL. Revista Oeste, 09 nov. 2025 às 17h33. Disponível em: https://revistaoeste.com/cultura/venho-falando-em-pretugues-diz-escritora-que-tomou-posse-na-abl/. Acesso em 17 nov. 2025.

Publicado

2025-12-16

Cómo citar

DEIFELD, Alessandra Guterres; NUNES, Andressa Almeida; SANTOS, Emmanuele Amaral; ZANDONÁ, Jair; LOPES, Júlia Dias; MICHAELSEN, Mariana Vogt; RAMOS, Tânia Regina Oliveira; FERNANDES, Thaís. Entre margens, territórios, corpos e as muitas vozes: narrar as ausências e reescrever o comum. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 30, p. 01–10, 2025. DOI: 10.5007/2175-7917.2025.e109908. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/109908. Acesso em: 25 dic. 2025.

Número

Sección

Editorial

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 > >>