Educação Física escolar e Educação Digital: explorando crenças epistemológicas por meio da metodologia difrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e100509

Palavras-chave:

Educação física escolar, Crenças epistemológicas, Educação digital, Metodologia difrativa

Resumo

O objetivo deste trabalho é explorar, por meio da abordagem sociomaterial, práticas material-discursivas que envolvem crenças epistemológicas, professoras e professores situados na educação física escolar, tecnologias digitais e a Educação Digital, proposta pela  Política Nacional de Educação Digital (PNED). Para tanto, apresenta os aportes da metodologia difrativa, que busca mapear os efeitos de diferença que emergem de encontros entre dados, sujeitos, ambientes, documentos, tecnologias e outros agentes. Ao fim, o artigo sugere algumas questões que possam orientar a análise difrativa em pesquisas interessadas nas práticas com as tecnologias digitais na educação física escolar.

Biografia do Autor

Lyana Virgínia Thédiga de Miranda, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação, linha Educação e Comunicação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/ECO/UFSC). Mestre em Educação (PPGE/ECO/UFSC). Publicitária e Jornalista.

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

THÉDIGA DE MIRANDA, Lyana Virgínia. Educação Física escolar e Educação Digital: explorando crenças epistemológicas por meio da metodologia difrativa. Motrivivência, Florianópolis, v. 36, n. 67, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5007/2175-8042.2024.e100509. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/100509. Acesso em: 21 dez. 2024.

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