A QUESTÃO ECOLÓGICA NO CAPITALISMO: uma crítica marxista
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
A questão ecológica, neste momento do capitalismo, ganha os contornos da “grande questão” colocada para a humanidade. Foram sendo construídos, por conta disso, um discurso e uma prática que defendem o desenvolvimento sustentado como solução para os problemas de desequilíbrios econômicos e naturais. Contudo, em nosso ponto de vista, a ecologia acaba encobrindo determinações essenciais da realidade concreta do capitalismo. Nesse sentido, apresentaremos uma síntese do pensamento ecológico e uma crítica marxista a essa interpretação, mostrando aspectos relevantes que a análise ecológica ignora. Tais aspectos podem ser resumidos pelo caráter intrinsecamente destrutivo da produção capitalista, desconsiderado por parcela considerável do pensamento ecológico. Palavras-chave: desenvolvimento sustentável, capitalismo, Marxismo.Downloads
Publicado
2004-01-01
Como Citar
OURIQUES, Helton Ricardo. A QUESTÃO ECOLÓGICA NO CAPITALISMO: uma crítica marxista. Motrivivência, Florianópolis, n. 22, p. 19–38, 2004. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/1180. Acesso em: 27 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).