SUBJETIVIDADE, AMIZADE E MONTANHISMO: potencialidades das experiências de lazer e aventura na natureza
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O principal objetivo do texto consiste em problematizar as práticas corporais vivenciadas como lazer e aventura em ambientes naturais, em especial aquelas ligadas ao montanhismo, buscando pensá-las no contexto das formas contemporâneas de sociabilidade e processos de subjetivação, indagando sobre os liames sociais suscitados a partir da relação com tais práticas. A partir dos dados provenientes do contexto dos grupos estudados, bem como do referencial teórico adotado, sustenta-se o argumento de que o envolvimento com estas práticas coletivas de lazer e aventura na natureza pode, em algumas situações, ser entendido como experiências existenciais férteis para o exercício de uma relação renovada do sujeito consigo mesmo, com o outro e com a natureza. Este exercício faculta aos sujeitos envolvidos a possibilidade de vivenciar processos renovados de subjetivação coletiva, podendo resultar em formas de amizade mais solidárias, livres e criativas. Palavras-chaves: subjetividade, amizade, lazer, naturezaDownloads
Publicado
2004-01-01
Como Citar
MONTEIRO, Sandoval Vilaverde. SUBJETIVIDADE, AMIZADE E MONTANHISMO: potencialidades das experiências de lazer e aventura na natureza. Motrivivência, Florianópolis, n. 22, p. 71–92, 2004. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/1186. Acesso em: 5 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).