0 esporte (des) educa?
Resumo
Este é uma interrogação que alguns profissionais fazem, enquanto outros tem clareza (mesmo que em concepções opostas) do papel do esporte frente a educação da criança. Estes conflitos são gerados, na medida que o esporte passa a ser analisado numa dimensão sócio-econômico-político e cultural na qual se insere e por outro, sob a ótica do esporte na sociedade, como elemento isolado e funcional. Nesse processo dialético é que a compreensão da questão se amplia, contrapondo, desta maneira, um determinado tipo de clareza que alguns tem do tema, originária de uma visão positivista e fragmentada de que a esporte contribui para o aspecto estrutural e funcional do sistema vigente. Em torno desta contradição é que pensou-se em compendiar a questão, contudo, preocupados em não perder o caráter amplo e cíitico que o presente tema requer.Downloads
Publicado
1989-01-01
Como Citar
MIYAGIMA, Cláudio. 0 esporte (des) educa?. Motrivivência, Florianópolis, n. 2, p. 31–34, 1989. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/19278. Acesso em: 5 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).