0 esporte (des) educa?

Autores

  • Cláudio Miyagima UFPR

Resumo

Este é uma interrogação que alguns profissionais fazem, enquanto outros tem clareza (mesmo que em concepções opostas) do papel do esporte frente a educação da criança. Estes conflitos são gerados, na medida que o esporte passa a ser analisado numa dimensão sócio-econômico-político e cultural na qual se insere e por outro, sob a ótica do esporte na sociedade, como elemento isolado e funcional. Nesse processo dialético é que a compreensão da questão se amplia, contrapondo, desta maneira, um determinado tipo de clareza que alguns tem do tema, originária de uma visão positivista e fragmentada de que a esporte contribui para o aspecto estrutural e funcional do sistema vigente. Em torno desta contradição é que pensou-se em compendiar a questão, contudo, preocupados em não perder o caráter amplo e cíitico que o presente tema requer.

Biografia do Autor

Cláudio Miyagima, UFPR

Professor da Universidade Federal do Paraná — UFPR

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Publicado

1989-01-01

Como Citar

Miyagima, C. (1989). 0 esporte (des) educa?. Motrivivência, (2), 31–34. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/19278