<b>Precarização do trabalho e Educação Física: situando a questão

Autores

  • Fernando José de Paula Cunha Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2010v22n35p113

Resumo

O presente ensaio procurou investigar os elementos iniciais para compreensão do processo de precarização do trabalho docente, bem como, suas articulações com a organização do trabalho pedagógico nos cursos de formação em Educação Física. Neste sentido, buscou-se primeiro analisar a categoria trabalho; segundo, entender o processo de precarização do trabalho docente dentro de um movimento complexo e contraditório na formação em Educação Física; e, terceiro, tentar explicar os efeitos na organização do trabalho pedagógico em Educação Física. Para tanto, utilizamos o materialismo histórico-dialético enquanto teoria do conhecimento. Abordando a literatura/documentos - a partir da perspectiva hermenêutico-dialética.

Biografia do Autor

Fernando José de Paula Cunha, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba. Doutorando em Educação da Faculdade de Educação da Bahia/FACED-UFBA.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

de Paula Cunha, F. J. (2011). <b>Precarização do trabalho e Educação Física: situando a questão. Motrivivência, (35), 113–129. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2010v22n35p113