As crianças como autoras da significação da Educação Física

Autores

  • Rubens Machado UNIVALI
  • Bruno Fagundes UNIVALI
  • Fabiano Weber da Silva UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n37p51

Resumo

 

O presente estudo aborda os conhecimentos construídos a partir de uma pesquisa idealizada a partir da oportunidade de acadêmicos de Educação Física pesquisar sobre sua prática pedagógica. O problema de pesquisa surgiu diante da realidade do público alvo, crianças de três a seis anos de idade da educação infantil, e consistia na possibilidade da significação da Educação Física a partir da corporalidade, tendo as crianças como autoras deste processo. As conclusões apontam indícios de que tal significação é possível através de uma práxis entre o papel do professor, e, a legitimação das crianças enquanto produtoras de conhecimento e cultura.

Biografia do Autor

Rubens Machado, UNIVALI

Acadêmico do Curso de Educação Física - UNIVALI/Biguaçu.

Bruno Fagundes, UNIVALI

Acadêmico do Curso de Educação Física - UNIVALI/Biguaçu.

Fabiano Weber da Silva, UNIVALI

Professor da disciplina de Estagio Supervisionado: pesquisa da prática pedagógica - UNIVALI/Biguaçu. Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2007).

Downloads

Publicado

2012-05-05

Como Citar

MACHADO, Rubens; FAGUNDES, Bruno; DA SILVA, Fabiano Weber. As crianças como autoras da significação da Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, n. 37, p. 51–68, 2012. DOI: 10.5007/2175-8042.2011v23n37p51. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2011v23n37p51. Acesso em: 11 fev. 2025.