Atividades circenses no âmbito escolar enquanto manifestação de ludicidade e lazer

Autores

  • Aline de Souza Caramês Universidade Federal de Santa Maria
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Cassiano Telles Universidade Federal de Santa Maria
  • Daiane Oliveira da Silva Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n39p177

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Lazer, Lúdico

Resumo



Esta investigação objetivou inserir as atividades circenses de modo que sejam tratadas como um conteúdo que busca a manifestação do lazer, visando o resgate lúdico no ambiente escolar. Como tema principal o estudo traz o trato do lazer e do lúdico de maneira geral e conceitual, um resgate em relação ao modo como as atividades circenses são desenvolvidas na Educação Física escolar, assim como verificar a relação da Educação Física e o lúdico na escola. Por fim, concluímos que as atividades circenses podem ser tratadas como uma manifestação lúdica de lazer, fazendo uso deste conhecimento dentro ou fora da escola.

Biografia do Autor

Aline de Souza Caramês, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Educação Física no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria-RS CEFD/UFSM, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física GEPEF/UFSM. aline.geralda@gmail.com

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação e em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Orientador. Professor do Departamento de Metodologia de Ensino e Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física – CEFD/UFSM Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física – GEPEF/UFSM

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-Graduando em Educação Física Escolar do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria-RS CEFD/UFSM, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física GEPEF/UFSM.

Daiane Oliveira da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-Graduanda em Educação Física Escolar do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria-RS CEFD/UFSM.

Downloads

Publicado

2012-12-05