Considerações sobre mídia e “heróis esportivos” do mixed martial arts

Igor Sampaio Pinho Dos Santos, Vamberto Ferreira Miranda Filho

Resumo


O texto apresenta considerações sobre alguns mecanismos utilizados pela indústria midiática na construção dos “heróis esportivos” do MMA. Para tanto, realizou-se um estudo teórico e destacou-se alguns exemplos de situações vividas por atletas brasileiros do MMA, para discutir tais mecanismos. Dessa forma, compreende-se que a espetacularização esportiva, o uso do marketing especializado e o sensacionalismo na veiculação de informações sobre a vida desses atletas, são alguns dos mecanismos utilizados pela mídia na construção dos heróis do MMA. Conclui-se que esta seja uma das estratégias mais eficazes para transformar o MMA num fenômeno popular, fomentando o seu consumo alienado na sociedade brasileira.


Palavras-chave


Mídia; MMA; Heróis Esportivos

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p207



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA