Considerações sobre mídia e “heróis esportivos” do mixed martial arts

Autores

  • Igor Sampaio Pinho Dos Santos UESC
  • Vamberto Ferreira Miranda Filho UNEB

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p207

Palavras-chave:

Mídia, MMA, Heróis Esportivos

Resumo

O texto apresenta considerações sobre alguns mecanismos utilizados pela indústria midiática na construção dos “heróis esportivos” do MMA. Para tanto, realizou-se um estudo teórico e destacou-se alguns exemplos de situações vividas por atletas brasileiros do MMA, para discutir tais mecanismos. Dessa forma, compreende-se que a espetacularização esportiva, o uso do marketing especializado e o sensacionalismo na veiculação de informações sobre a vida desses atletas, são alguns dos mecanismos utilizados pela mídia na construção dos heróis do MMA. Conclui-se que esta seja uma das estratégias mais eficazes para transformar o MMA num fenômeno popular, fomentando o seu consumo alienado na sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Igor Sampaio Pinho Dos Santos, UESC

Professor Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Pesquisador do Grupo GEPEFES. E-mail: isantos.edfisica@gmail.com.

Vamberto Ferreira Miranda Filho, UNEB

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Líder do Grupo GEPEFES. E-mail: elgeboh@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2015-05-04

Edição

Seção

Porta Aberta