O desenvolvimento moral na Educação Física: um estudo de revisão

Autores

  • Ana Maria Marcon Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Maria Luiza Rheingantz Becker Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p222

Resumo

Este artigo apresenta um levantamento das pesquisas publicadas em cinco periódicos da área de educação física, entre 2009 e 2013, referentes às concepções pedagógicas, formação de professores e prática docente para situar o desenvolvimento da moralidade na perspectiva desta disciplina. Evidencia-se que entre as possibilidades articuladas em diferentes discursos estão o “como” e o “porquê”- utilizados como sinônimos de estabelecer objetivos e aprofundar as razões - tão importantes quanto o “saber fazer” que estão diretamente vinculados à formação moral.

Biografia do Autor

Ana Maria Marcon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestra em Educação. Especialista em Motricidade Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre/Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: anamariamarcon@terra.com.br

Maria Luiza Rheingantz Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre/Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: mlbecker@portoweb.com.br


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Publicado

2017-07-20

Como Citar

MARCON, Ana Maria; BECKER, Maria Luiza Rheingantz. O desenvolvimento moral na Educação Física: um estudo de revisão. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 51, p. 222–233, 2017. DOI: 10.5007/2175-8042.2017v29n51p222. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n51p222. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta