Motivação de crianças e adolescentes praticantes de esportes em projetos de inclusão social do Rio de Janeiro

Autores

  • Darla de Carvalho Barreto Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Rodrigo Silva Perfeito Instituto Fisart

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n53p152

Resumo

O objetivo desta pesquisa visa analisar o efeito do clima motivacional e comportamental criado pelos professores de um projeto de inclusão social (PIS) por meio do esporte sobre a orientação de vida de seus alunos. Para esta análise foi utilizado o TEOSq aplicado em 42 jovens de ambos os sexos, na faixa etária de 10 a 17 anos, que participam dos PIS oferecidos pela Secretaria de Esporte e Lazer de São João de Meriti e sua Vila Olímpica, nas modalidades de dança, futebol, jiu-jítsu e vôlei. Estes 42 foram classificados em dois grupos: iniciantes, até seis meses de prática, e veteranos, acima de seis meses até setenta e dois meses de prática. Os resultados obtidos sugerem que não houve diferença relevante entre as sub-escalas ego-tarefa dos grupos; concluindo que os PIS aparentam não influenciar os indivíduos na construção de valores, como prevenção da adesão a criminalidade a que são expostos.

 

Biografia do Autor

Darla de Carvalho Barreto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduada em Educação Física pela UERJ

darlaohlavrac@gmail.com

Rodrigo Silva Perfeito, Instituto Fisart

Mestrado em Ciências da Atividade Física pela Universidade Salgado de Oliveira; Diretor do Instituto Fisart;

rodrigosper@yahoo.com.br

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Publicado

2018-04-19

Como Citar

Barreto, D. de C., & Perfeito, R. S. (2018). Motivação de crianças e adolescentes praticantes de esportes em projetos de inclusão social do Rio de Janeiro. Motrivivência, 30(53), 152–163. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n53p152

Edição

Seção

Artigos Originais