A produção da Educação Física brasileira sobre fair play e racismo no esporte: estado da arte de teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58397

Resumo

Fair Play (FP) refere-se a atitudes moralmente boas na prática esportiva e reprova o racismo. No Brasil, o esporte começou a se desenvolver após o fim da escravidão, de modo que o racismo acompanha a sua história. A presente pesquisa teve por objetivo mapear e analisar a produção acadêmica da Educação Física brasileira sobre a temática do FP e do racismo no esporte. Realizou-se uma revisão bibliográfica de teses e dissertações produzidas nos principais Programas de Pós-Graduação de Educação Física brasileiros. Levantaram-se 32 teses e 103 dissertações, das quais cinco teses e dez dissertações foram analisadas. Essa considerável redução ocorreu porque poucos trabalhos relacionam diretamente as duas temáticas. Entre os analisados, destacaram-se aqueles que tratam sobre o futebol, especialmente sobre violência entre torcidas. Houve também uma expressiva parcela de trabalhos que realçou a importância do FP e do combate ao racismo na Educação Física escolar.

Biografia do Autor

João Vitor Busquim Braga, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Educação Física Bacharelado em andamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); é estudante do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Londrina, Paraná, Brasil; joaovitorbb2@hotmail.com.

(in memorian)

Kevin Keiti Oshima, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Educação Física Bacharelado em andamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); é estudante do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Londrina, Paraná, Brasil; kevinoshimak@gmail.com.

André Dalben, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); é professor adjunto do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Londrina, Paraná, Brasil; andredalben@yahoo.com.br.

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Publicado

2019-09-24

Como Citar

Busquim Braga, J. V., Keiti Oshima, K., & Dalben, A. (2019). A produção da Educação Física brasileira sobre fair play e racismo no esporte: estado da arte de teses e dissertações. Motrivivência, 31(60), 01–20. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58397