Proposta de ensino de conceitos de saúde nas aulas de Educação Física pela abordagem da teoria social cognitiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59662

Resumo

Objetiva-se apresentar o processo de construção e avaliação de uma ferramenta educacional destinada a inserir estratégias autorregulatórias, durante a aprendizagem de conteúdos conceituais relacionados ao tema transversal saúde, no currículo de Educação Física do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa-ação, quali-quantitativa, desenvolvida em um curso de mestrado profissional. Professores da Educação Básica, profissionais da educação e profissionais da saúde, selecionados e instrumentalizados em um curso de extensão, responderam um questionário de avaliação sobre a ferramenta. Os dados quantitativos oriundos das perguntas fechadas desse questionário foram analisados por estatística descritiva. Os dados qualitativos extraídos do espaço para inserção de comentários foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados sugerem a aplicabilidade da ferramenta educacional, a potencialidade para melhorar práticas pedagógicas e promover processos autorregulatórios nas aulas da Educação Básica, destacando-se a clareza da linguagem, a organização e os debates possíveis a partir de conteúdos do tema transversal saúde.

Biografia do Autor

Bruno dos Santos Gouvêa, Colégio Pedro II

Mestrado em Educação no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II.

Professor de Educação Física efetivo do Colégio Pedro II (Campus Tijuca II).

Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

E-mail: bruno.dgouvea20@gmail.com

Katia Regina Xavier da Silva, Colégio Pedro II, Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica.

Pós-doutorado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com ênfase nos temas Educação Médica e Educação em Saúde no espaço escolar.

Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (CPII), com atuação na Pós-graduação, no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB/CPII). 


Referências

BANDURA, Albert. Health promotion by social cognitive means. Health Education & Behavior, v.31, n.2, p.143-164, 2004.

BANDURA, Albert. Health promotion from the perspective of social cognitive theory. Psychology and Health, v.13, n.4, p.623-649, 1998.

BANDURA, Albert. Social cognitive theory of self-regulation. Organization Behavior and Human Decision Processes, v. 50, n.2, p.248-287, 1991.

BANDURA, Albert. A Teoria Social Cognitiva na perspectiva da agência. In: BANDURA, Albert.; AZZI, Roberta. G; POLYDORO, Soely. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, p. 69- 98, 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.

BETTI, Mauro. Valores e finalidades na Educação Física Escolar: uma concepção sistêmica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.16, n.1, p.14-21, 1994.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, saúde/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, v.9, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro092.pdf. Acesso em: 08 de fevereiro de 2016.

BUSQUETS, Maria Dolors. et al. Temas transversais em Educação: bases para uma formação integral. 6a. Edição. São Paulo: Editora Ática. 2001.

DEVIDE, Fabiano Pries. Educação física escolar como via de educação para a saúde. In: BAGRICHEVSKY, Marcos; PALMA, Alexandre; ESTEVÃO, Adriana. (Org.). A saúde em debate na Educação Física. Blumenau: Edibes, 2003.

FERREIRA, Heraldo Simões.; OLIVEIRA, Braulio Nogueira de; SAMPAIO, José Jackson Coelho. Análise da percepção dos professores de Educação Física acerca da interface entre a saúde e a educação física escolar: conceitos e metodologias. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 35, n.3, p.673-685, 2013.

FERREIRA, Marcos Santos. Aptidão física e saúde na Educação Física Escolar: ampliando o enfoque. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 22, n. 2, p. 41-54, jan. 2001.

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, 2015/IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97870.pdf >. Acessado em 21 de abril de 2017.

IAOCHITE, Roberto Tadeu.; NETO, Samuel de Souza. O ensino de hábitos saudáveis na escola: compartilhando experiências de um projeto PIBID em Educação Física. XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD. Cátedra UNESCO e IX ENAEH, 2015, Curitiba, PR. XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD. Cátedra UNESCO e IX ENAEH. Curitiba, PR: PUCPR, 2015. p. 28845-28857.

KNUTH, Alan Goularte; AZEVEDO, Mario Renato; RIGO, Luiz Carlos. A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação Física. Revista Brasileira de Atividades Físicas e Saúde, v. 12, n.3, p.73-78, 2007.

KULINNA, Pamela Hodges. School-based physical activity and health behaviors among adolescents. Kinesiology Review, v.2, n.1, p.55-60, 2013.

MARTIN, Jeffrey; KULINNA, Pamela. A social cognitive perspective of physical-activity-related behavior in Physical Education. Journal of Teaching Physical Education, v.24, n.3, p.265-281, 2005.

MOREIRA, Marcelle R. Aprender a aprender - Estratégias de autorregulação da aprendizagem para a melhoria da compreensão leitora. 2016. 224 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2016.

RAMIREZ, Ernesto; KULINNA, Pamela; COTHRAN, Donetta. Constructs of physical activity behaviour in children: the usefulness of social cognitive theory. Psychology of sport and exercise, v. 13, n.3, p. 303-310, 2012.

ROSÁRIO, Pedro; TRIGO, João; GUIMARÃES, Carina. Estórias para estudar, histórias sobre o estudar: narrativas auto-regulatórias na sala de aula. Revista Portuguesa de Educação, v.16, n.2, p.117-133, 2003.

ROSÁRIO, Pedro; NÚNEZ, José C.; e GONZÁLEZ-PIENDA, Júlio. Auto-Regulação em Crianças Sub-10: Projecto Sarilhos do Amarelo. Porto Editora, 2007.

ROSÁRIO, Pedro; NÚNEZ, José; GONZÁLEZ-PIENDA, Júlio. Cartas do Gervásio ao seu Umbigo: comprometer-se com o estudar na educação superior. São Paulo: Almedina, 2012.

SILVA, Angélica. Tematizando o discurso da mídia sobre saúde com alunos do Ensino Médio. Motrivivência, ano XXIII, n. 37, p.115-122, 2011.

SILVA, Katia R. X. P.; ALVES, Verônica P. O sujeito que aprende na perspectiva da Teoria Social Cognitiva (TSC). In: SILVA, Katia R. X. P.; e MOREIRA, Marcelle R. (Org.). Teoria Social Cognitiva e a formação do professor pesquisador: reflexões, pesquisas e práticas. Curitiba: CRV, 2016, p. 53-67.

VEIGA SIMÃO, A. M. (Org.). Aprendizagem auto-regulada pelo estudante: perspectivas psicológicas e educacionais. Porto: Porto Editora, 2004b, p.96-106.

Downloads

Publicado

2019-09-24

Como Citar

GOUVÊA, Bruno dos Santos; SILVA, Katia Regina Xavier da. Proposta de ensino de conceitos de saúde nas aulas de Educação Física pela abordagem da teoria social cognitiva. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 60, p. 01–21, 2019. DOI: 10.5007/2175-8042.2019e59662. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e59662. Acesso em: 24 nov. 2024.