Terceirização da Educação Física no ensino básico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e62128

Resumo

É perceptível, na atualidade, a crescente terceirização ocorrente em escala global, e no Brasil, com as novas regulamentações trabalhistas, quase todos os serviços podem ser executados por trabalhadores terceiros. Este ensaio é assentado na seguinte indagação: quais os aspectos e os possíveis problemas da terceirização na Educação Física Escolar? O objetivo do estudo ora sob relato foi analisar o expresso fenômeno e sua relação com a disciplina pesquisada, identificando as características e refletindo sobre os possíveis desdobramentos no cotidiano das práticas pedagógicas. Optou-se por uma pesquisa em uma grande unidade de ensino da rede privada de Feira de Santana, maior cidade do interior do Estado da Bahia. Identificaram-se algumas características da terceirização da Educação Física Escolar, dentre as quais não ter status como disciplina pertencente ao currículo básico, inexistência de interdisciplinaridade, ausência de professores de Educação Física nas reuniões pedagógicas, dentre outras características.

Biografia do Autor

Fábio Santana Nunes, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Professor Assistente da UEFS, Departamento de Saúde, Curso de Educação Física. Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS (2001), especialização em Metodologia da Educação Física e Esporte pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2003), especialização em Supervisão Escolar - UEFS (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Doutorando em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2017). Ensinou na UNEB/Campus IV-Jacobina ( 2006-2012). Foi Coordenador Local do Curso de Educação Física da Plataforma Freire - Polo UNEB/Irecê-Ba.(2010-2012) e Polo UEFS (2013-2015). Sócio do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE, membro com Comitê Científico dos Grupos de Trabalho Temático-GTT: Escola (Gestão 2007-2009) Lazer e Sociedade (Gestão 2011-2013). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL). Tem experiência na área de Educação e Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar; Estudos do Lazer; Pedagogia do Jogo e Esporte; Prática Pedagógica e Formação de Professores; e Políticas Públicas de Esporte e Lazer.

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

NUNES, Fábio Santana. Terceirização da Educação Física no ensino básico. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 61, p. 01–22, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e62128. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e62128. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais