O PREÇO DE UM SONHO: a realidade do esporte que não é mostrada pela mídia

Autores

  • Verônica Lima Nogueira da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

É comum o torcedor se emocionar ao testemunhar a premiação de um atleta, elevando seu esforço a ato de heroísmo e bravura. Mas existe uma diferença entre a vida do atleta que é apresentada pelos meios de comunicação e sua vida real. Este artigo discute tais diferenças, com base em pesquisa acadêmica em que foram realizadas entrevistas com atletas e profissionais do voleibol e uma análise da cobertura dos Jogos Olímpicos de Atenas feita pela imprensa brasileira. Tendo como foco o indivíduo, discute-se o papel da mídia na construção de um discurso idealizado sobre o atleta, em que ele é elevado à condição de herói, ser talentoso e dotado de capacidades sobre-humanas. Com base em suas experiências, atletas, médicos, treinadores e outros profissionais apontam e avaliam os sacrifícios exigidos pela competição em alto nível – contusões, abandono da escola e pressão psicológica por resultados – como possíveis fontes de problemas na formação humana dos jovens atletas brasileiros.

Biografia do Autor

Verônica Lima Nogueira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Como Citar

da Silva, V. L. N. (2006). O PREÇO DE UM SONHO: a realidade do esporte que não é mostrada pela mídia. Motrivivência, (27), 49–72. https://doi.org/10.5007/%x