Educação social e infância: atuação e formação profissional no projeto "brincadeiras com meninos e meninas de/e na rua”

Autores

  • Carolina Rossato Volpini Universidade Estadual de Maringá http://orcid.org/0000-0002-6799-3372
  • Paula Marçal Natali Universidades Estadual de Maringá
  • Verônica Regina Müller Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n46p203

Resumo

A Educação Social é uma área em expansão no Brasil; este é um estudo que trata sobre a relação entre a formação e a atuação dos profissionais envolvidos, bem como a defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O objetivo foi delineado a partir das experiências de Educadores Sociais, participantes de um Projeto de Extensão Universitária denominado “Projeto Brincadeiras com Meninos e Meninas de/e na Rua” entre os anos de 2007 a 2011. Os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento da pesquisa foram estruturados a partir dos fundamentos da pesquisa qualitativa (TRIVIÑOS, 2011). Como técnica de coleta de dados realizou-se entrevistas semiestruturadas com os educadores que participaram do referido projeto, visando a análise de dados, através da técnica de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). O estudo buscou apresentar os princípios do projeto “Projeto Brincadeiras”: respeito, compromisso, diálogo, inclusão e participação; através da análise das entrevistas com os educadores do projeto, apontando os fundamentos presentes na formação e atuação, contribuindo com estas reflexões sobre o trabalho com a infância e a adolescência dentro do contexto brasileiro. Os resultados apresentados demonstram que os educadores sociais se confrontam com negligências e violações de direito na realidade em que atuaram e que através de suas experiências com o Projeto desenvolveram empatia e compromisso em diferentes âmbitos de sua atuação profissional , passando a reconhecer a necessidade da luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes.

 

 

Biografia do Autor

Carolina Rossato Volpini, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Educação Física.

Paula Marçal Natali, Universidades Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação

Verônica Regina Müller, Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutora em História da Educação Social Contemporânea. Professora da Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2015-11-24

Como Citar

Volpini, C. R., Natali, P. M., & Müller, V. R. (2015). Educação social e infância: atuação e formação profissional no projeto "brincadeiras com meninos e meninas de/e na rua”. Motrivivência, 27(46), 203–213. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n46p203

Edição

Seção

Porta Aberta