CORPO ECOLÓGICO, CORPO DIALÓGICO: por uma corporeidade ecosófica ou o nome esquecido da Educação Física

Autores

  • Samuel Macêdo Guimarães UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Ensaio teórico que discute sobre a relação do ser humano consigo mesmo, tendo como referencial a reflexão crítica sobre uma corporeidade construída a partir de estímulos externos, baseados em graus de insatisfação com o próprio corpo. Apresenta reflexões sobre a possibilidade de evitar os excessos que favorecem a busca de um "modelo ideal de corpo" e discute a possibilidade de transformação desses mecanismos. Sugere uma aproximação do conceito das três ecologias de Félix Guattari numa visão de ser humano ecosófico, que reforcem ligações criativas e holográficas, compartilhadas entre sujeitos enriquecidos de dialogicidade.

Biografia do Autor

Samuel Macêdo Guimarães, UFSC

Samuel Macêdo Guimarães concluiu o mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (SC), em 2002. Concluiu Especialização em Ginástica Escolar pela Universidade Federal de Pelotas (RS), em 1984. É graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (MG) desde 1977. Tem formação em Psicoterapia Corporal Neo-Reichiana pelo Instituto Agora de formação Neo-Reichiana desde 1997. É Professor Assistente B da Universidade Estadual de Santa Cruz desde 1990.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Como Citar

Guimarães, S. M. (2001). CORPO ECOLÓGICO, CORPO DIALÓGICO: por uma corporeidade ecosófica ou o nome esquecido da Educação Física. Motrivivência, (16). https://doi.org/10.5007/%x