A TRANSFORMAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO: avanços e recuos na sua modernização e repercussões nas categorias de base
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Esta dissertação, defendida junto ao curso de mestrado em Educação Física da UFSC, teve como centro de sua problematização perceber o futebol brasileiro no contexto social e suas transformações ao longo de sua história, tendo como incidência principal a objetividade técnica instrumental para qual está voltado prioritariamente o ensino do futebol em escolinhas e categorias de base. Na ocorrência disto, alguns fatores foram relevantes, desde a busca incessante da chamada modernização do futebol brasileiro, ocasionando uma discussão histórica entre a ruptura ou síntese entre futebol arte e futebol força, passando pela espetacularização do futebol como mercadoria e culminando com as novas legalizações que permeiam o futebol, entre elas Lei Zico e Lei Pelé. Na busca do entendimento deste contexto, foi necessário “recuar”, e compreender os rumos tomados pela sociedade moderna que traz a marca da cientificidade como pressuposto de verdade, ponto fundamental que impulsiona o futebol no rumo da sistematização, do tecnicismo e da eficiência. Percebemos como problemático o caráter instrumental que isto assume e vai repercutir no futebol, em especial no processo de ensino/treino deste, principalmente com as categorias de base.Downloads
Publicado
2001-01-01
Como Citar
COUTO DE SOUZA, Júlio César. A TRANSFORMAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO: avanços e recuos na sua modernização e repercussões nas categorias de base. Motrivivência, Florianópolis, n. 16, 2001. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/4976. Acesso em: 28 mar. 2025.
Edição
Seção
Cientifique-se
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).