RITO FUNERÁRIO ENTRE OS FLORIANOPOLITANOS: corpos em diálogo.

Autores

  • Fernando Gonçalves Bittencourt UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho discute, a partir de um relato etnográfico, as representações sobre o corpo na cultura contemporânea. Ao estudar um rito funerário em Florianópolis e a ação dialógica entre o morto e os vivos, estabelecida através da nulidade dos corpos, sugiro que há no “senso comum” a concepção de que, para além da dualidade científica e/ou religiosa, corpo e alma constituem um único ser.

Biografia do Autor

Fernando Gonçalves Bittencourt, UFSC

Possui graduação em Licenciatura/Bacharelado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1989), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e mestrado Interdisciplinar em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1999). Atualmente é professor de Ensino Médio e Pós-Graduação - Classe Especial do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina, professor conveniado da Universidade Federal de Santa Catarina e convidado sem remuneração da Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Como Citar

Gonçalves Bittencourt, F. (2001). RITO FUNERÁRIO ENTRE OS FLORIANOPOLITANOS: corpos em diálogo. Motrivivência, (16). https://doi.org/10.5007/%x