GLOBALIZAÇÃO: O Esporte e a Cultura de Consumo

Autores

  • Fernando Golçaves Bitencourt

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Apoiada na técnica e no capital, a Globalização avança a passos largos, num processo contraditório onde inclusão e exclusão caminham conjuntamente reforçando a lógica capitalista. Com isso, diferentes aspectos da realidade têm sofrido profundas transformações. O encolhimento do espaço em relação ao tempo aproxima culturas antes distantes, formando um jogo de forças onde o local e o universal se encontram, gerando apropriações, perdas, hibridações e justaposições, complexificando cada vez mais o mundo cultural. Nesta atmosfera de transformações, a cultura de consumo ganha espaço criando um mundo onde imagens, sonhos e realidade se confundem. Com isso, O Esporte Globalizado encontra campo aberto para seu pleno desenvolvimento. Amparado sobre as mesmas bases do processo de Globalização, alimenta-se da cultura de consumo, criando e recriando hábitos, normas, sonhos; vendendo imagens, gestos, roupas e cigarros. Em suas articulações, contradições são camufladas pelo factual e a alegria do consumo. Sua realidade é dura.

Biografia do Autor

Fernando Golçaves Bitencourt

Aluno do Mestrado em Educação e Cultura da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Professor de Educação Física na Escola Técnica Federal de Santa Catarina.

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Publicado

1997-01-01

Como Citar

Bitencourt, F. G. (1997). GLOBALIZAÇÃO: O Esporte e a Cultura de Consumo. Motrivivência, (10), 85–95. https://doi.org/10.5007/%x