Movimento/Cultura Popular: a luta continua camará…
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
RESUMO: A Capoeira é o resultado de 500 anos de luta e resistência das populações africanas e dos afro-brasileiros. No princípio, sob um regime de escravidão intenso, o negro cativo fez do corpo uma arma para superar sua condição de oprimido e pegar a história em suas mãos. Manifestação cultural de origem afro-brasileira, em alguns casos, a Capoeira ainda expressa este caráter de resistência social e cultural. Partindo desta perspectiva que, em 1998 o Núcleo de Estudos Pedagógicos da Educação Física / UFSC buscou estabelecer relação com a Associação Cultural de Capoeira Ajagunã de Palmares, visando estreitar a sua relação junto às classes populares e trocar conhecimentos e saberes, bem como, produzir novas metodologias de ensino da capoeira. Desta relação surgiu o Projeto Ginga UFSC, que desenvolve estudos e atividades sobre o ensino da Capoeira. A tarefa deste artigo é refletir esta relação, a partir da experiência concreta deste “projeto” que em nossa análise compõe a histórica luta das classes trabalhadoras, em especial dos afro-brasileiros, nestes 500 anos de história do BrasilDownloads
Publicado
2000-01-01
Como Citar
PINTO, Fábio Machado. Movimento/Cultura Popular: a luta continua camará…. Motrivivência, Florianópolis, n. 14, p. 115–136, 2000. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/5167. Acesso em: 2 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).