CULTURA, CORPO E EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO ENTRE AS DIMENSÕES LOCAIS E UNIVERSAL NA ÉPOCA GLOBAL

Autores

  • Teodora de Araújo Alves UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Considerando-se que o educando constrói e vivencia em seu cotidiano saberes culturais, torna-se necessário que durante sua presença na escola o mesmo encontre situações de ensino-aprendizagem que sejam coerentes com sua condição de ser cultural. Nesse sentido, este artigo traz reflexões sobre a relação entre o homem como ser corpóreo, social e cultural, destacando caminhos para a compreensão dessa condição humana numa época em que a tão comentada globalização tende a negar aspectos como identidade cultural local, ao enfatizar a “desterritorialização” , e a sensibilidade, ao enfatizar a racionalidade.

Biografia do Autor

Teodora de Araújo Alves, UFRN

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Corporeidade e Educação. É professora adjunta do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Coordenadora da Base de Pesquisa GECARTE - Grupo de Estudos em Corpo, Arte e Educação; Diretora do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN e Coordenadora de Projetos de Extensão universitária, entre eles o Grupo de Dança da UFRN e o Projeto Encantos da Vila. Atua ainda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN, ministrando disciplinas, desenvolvendo pesquisas e orientações em Dança, Teatro, corporeidade, cultura e educação.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Como Citar

de Araújo Alves, T. (2000). CULTURA, CORPO E EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO ENTRE AS DIMENSÕES LOCAIS E UNIVERSAL NA ÉPOCA GLOBAL. Motrivivência, (15). https://doi.org/10.5007/%x