Notas Sobre um País em Transe: Mídia e Copa do Mundo no Brasil

Autores

  • Édison Luis Gastaldo Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Educação Física, Esporte, Lazer

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta algumas considerações a respeito de relação entre futebol e cultura no Brasil, partindo de uma experiência etnográfica realizada durante a Copa do Mundo de 1998. São analisados discursos oriundos da publicidade e da imprensa esportiva durante o período da Copa do Mundo, ressaltando a dimensão mediatizada do futebol . Assim, considero que a par da evidente participação do futebol na cultura brasileira contemporânea, é importante levar em conta sua apropriação e interpretação pelo campo discursivo da mídia. Palavras-Chave: Copa do Mundo (futebol); mídia; esporte.

Biografia do Autor

Édison Luis Gastaldo, Unisinos

Doutor em Multimeios (UNICAMP); Professor-adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (Unisinos); Professor-visitante da Universidade de Manchester (Inglaterra).

Downloads

Publicado

2001-01-01