Proposta de ensino de conceitos de saúde nas aulas de Educação Física pela abordagem da teoria social cognitiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59662

Resumo

Objetiva-se apresentar o processo de construção e avaliação de uma ferramenta educacional destinada a inserir estratégias autorregulatórias, durante a aprendizagem de conteúdos conceituais relacionados ao tema transversal saúde, no currículo de Educação Física do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa-ação, quali-quantitativa, desenvolvida em um curso de mestrado profissional. Professores da Educação Básica, profissionais da educação e profissionais da saúde, selecionados e instrumentalizados em um curso de extensão, responderam um questionário de avaliação sobre a ferramenta. Os dados quantitativos oriundos das perguntas fechadas desse questionário foram analisados por estatística descritiva. Os dados qualitativos extraídos do espaço para inserção de comentários foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados sugerem a aplicabilidade da ferramenta educacional, a potencialidade para melhorar práticas pedagógicas e promover processos autorregulatórios nas aulas da Educação Básica, destacando-se a clareza da linguagem, a organização e os debates possíveis a partir de conteúdos do tema transversal saúde.

Biografia do Autor

Bruno dos Santos Gouvêa, Colégio Pedro II

Mestrado em Educação no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II.

Professor de Educação Física efetivo do Colégio Pedro II (Campus Tijuca II).

Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

E-mail: bruno.dgouvea20@gmail.com

Katia Regina Xavier da Silva, Colégio Pedro II, Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica.

Pós-doutorado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com ênfase nos temas Educação Médica e Educação em Saúde no espaço escolar.

Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (CPII), com atuação na Pós-graduação, no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB/CPII). 


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Publicado

2019-09-24

Como Citar

Gouvêa, B. dos S., & Silva, K. R. X. da. (2019). Proposta de ensino de conceitos de saúde nas aulas de Educação Física pela abordagem da teoria social cognitiva. Motrivivência, 31(60), 01–21. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59662