ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE: INTERCONEXÕES COM A IDEOLOGIA INDIVIDUALISTA E SISTEMAS DE AUTO-AJUDA

Autores

  • Claudia Miranda Souza UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo aborda questões relativas ao corpo, atividade física e saúde, particularmente aos significados das práticas de atividades físicas em áreas públicas em Salvador. A análise e a interpretação dos seus significados é feita através da observação etnográfica dos processos coletivos e de trajetórias individuais, Através desta abordagem pudemos verificar que as atividades físicas estão associadas a um equilíbrio idealizado entre corpo e mente, corpo e espírito, que decorre da concepção das pessoas sobre as práticas integradas à natureza. As práticas de atividades físicas nos espaços públicos são consideradas as que melhor propiciam o desenvolvimento da sensibilidade e reflexão pessoal, sendo essencialmente associada a uma “ideologia individualista”, que se evidencia no significado terapêutico das práticas como mecanismo de autocuidado e auto-ajuda.

Biografia do Autor

Claudia Miranda Souza, UFBA

Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA; Professora do Departamento de Educação Física da FACED/UFBA; Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Saúde (GEFIS).

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Souza, C. M. (2005). ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE: INTERCONEXÕES COM A IDEOLOGIA INDIVIDUALISTA E SISTEMAS DE AUTO-AJUDA. Motrivivência, (24), 23–39. https://doi.org/10.5007/%x