ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE: INTERCONEXÕES COM A IDEOLOGIA INDIVIDUALISTA E SISTEMAS DE AUTO-AJUDA
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este artigo aborda questões relativas ao corpo, atividade física e saúde, particularmente aos significados das práticas de atividades físicas em áreas públicas em Salvador. A análise e a interpretação dos seus significados é feita através da observação etnográfica dos processos coletivos e de trajetórias individuais, Através desta abordagem pudemos verificar que as atividades físicas estão associadas a um equilíbrio idealizado entre corpo e mente, corpo e espírito, que decorre da concepção das pessoas sobre as práticas integradas à natureza. As práticas de atividades físicas nos espaços públicos são consideradas as que melhor propiciam o desenvolvimento da sensibilidade e reflexão pessoal, sendo essencialmente associada a uma “ideologia individualista”, que se evidencia no significado terapêutico das práticas como mecanismo de autocuidado e auto-ajuda.Downloads
Publicado
2005-01-01
Como Citar
SOUZA, Claudia Miranda. ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE: INTERCONEXÕES COM A IDEOLOGIA INDIVIDUALISTA E SISTEMAS DE AUTO-AJUDA. Motrivivência, Florianópolis, n. 24, p. 23–39, 2005. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/728. Acesso em: 12 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).