EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto?

Autores

  • Marco Aurélio Da Ros
  • Ricardo Camargo Vieira
  • Luiz Roberto Agea Cutolo

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este ensaio desenvolve, a partir de interrogações levantadas pelos autores, uma reflexão para os educadores físicos, em relação a questões epistemológicas atuais, vinculadas ao setor saúde, tais como: os estilos de pensar diferentes; a necessária ruptura com o positivismo; a integração entre o biológico e o social; o conceito de saúde/ promoção de saúde, diferenciado do conceito de prevenção de doença. Pretende, ainda, colaborar para um significado maior do papel do educador físico para além de estimular pratica de exercícios. Propõe, finalmente, uma visão ampliada do processo saúde-doença, e de como se pode abrir para novos estilos de pensamento em saúde pública

Biografia do Autor

Marco Aurélio Da Ros

Médico, Doutor em Educação - Departamento de Saúde Pública - UFSC

Ricardo Camargo Vieira

Médico, Mestrando em Saúde Pública. PPG - UFSC

Luiz Roberto Agea Cutolo

Médico, Doutor em Educação. Mestrado em Saúde e Gestão do trabalho - UNIVALI

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Publicado

2005-01-01

Como Citar

Da Ros, M. A., Vieira, R. C., & Cutolo, L. R. A. (2005). EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto?. Motrivivência, (24), 107–118. https://doi.org/10.5007/%x