CORPO E GÊNERO: a Revista Capricho e a produção de corpos femininos
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este texto discute a construção do corpo feminino, mais especificamente, a construção da identidade de gênero feminino produzida e/ou veiculada pela revista Capricho, considerada, aqui, como um produto da mídia cujas imagens e textos falam às adolescentes deste tempo. Fundamentado no campo teórico dos Estudos Culturais e na História do Corpo, a pesquisa aborda três temas: saúde, beleza e moda. Temas esses que emergiram da própria revista, uma vez que ela está a falar deles o tempo todo. Decorrente das análises realizadas é possível afirmar que a Capricho, como parte integrante de uma pedagogia cultural, educa as garotas no que diz respeito à construção de um corpo jovem, moderno, saudável e feminino. Um corpo que ao ser visto sustenta um look feminino. O look produzido pelas suas páginas e para o qual a garota deve investir diferenciados esforços, seja na aquisição de um jeito atlético e saudável de ser, seja na valorização da magreza e, ainda, na composição de um estilo baseado nos hits da moda.Downloads
Publicado
2002-01-01
Como Citar
GOELLNERL, Silvana Vilodre; FIGUEIRA, Márcia Luiza Machado. CORPO E GÊNERO: a Revista Capricho e a produção de corpos femininos. Motrivivência, Florianópolis, n. 19, 2002. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/950. Acesso em: 16 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).