Inequidade de gênero e prática de atividade física entre homens e mulheres: revisitando conceitos por meio de uma revisão narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e99125

Palavras-chave:

Iniquidade de gênero, Equidade de gênero em saúde, Atividade física, Determinantes sociais de saúde, Comportamentos relacionados com a saúde

Resumo

Este estudo teve dois objetivos: 1. Discutir conceitos de sexo, gênero, desigualdade e inequidade; 2. Analisar a inequidade de gênero relacionada à prática de atividade física entre homens e mulheres. Trata-se de uma revisão narrativa sobre documentos, políticas e artigos que contribuíram na conceituação de sexo, gênero, desigualdade e inequidade, como também na análise da inequidade de gênero relacionada à prática de atividade física entre homens e mulheres. De uma forma geral, sexo se relaciona com características biológicas e hormonais que distinguem o masculino e feminino, e gênero tem relação com a construção social que define papéis atribuídos aos homens e às mulheres. Essa construção social gera inequidade relacionada à prática de atividade física, sobretudo no domínio do tempo livre, sendo as mulheres as mais inativas. Estudos como este podem ser importantes para a ampliação do debate sobre a promoção da equidade de gênero relacionada à prática de atividade física.

Biografia do Autor

André Ulian Dall Evedove, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Educação Física (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade de Marília (2006-2010). Especialista em Saúde da Família (2013-2015) com Residência Multiprofissional realizada no Programa Saúde da Família da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi Supervisor de Preceptoria no Projeto Territórios Integrados de Atenção à Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Atualmente é Professor de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Débora Alves Guariglia, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Docente EBTT - Instituto Federal do Paraná - Campus União da Vitória nos cursos de Técnico em Meio Ambiente Integrado e Técnico em Informática Integrado. Docente externa do Programa de Pós-graduação stricto senso em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH - UENP). Atua nas seguintes temáticas: Atividade Física para promoção da saúde, Educação Física no ensino técnico e Educação Sexual.

Mathias Roberto Loch, Universidade Estadual de Londrina

Professor da Universidade Estadual de Londrina desde 2006, sendo atualmente Prof. Associado B. Possui licenciatura plena em Educação Física (2003) e mestrado em Educação Física (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (2013), tendo realizado estágio de doutoramento no Departamento de Medicina Preventiva y Salud Pública da Universidad Autónoma de Madrid.  Atualmente leciona no curso de bacharelado em Educação Física e no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (docente permanente e exercendo o cargo de vice-coordenador).

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

ULIAN DALL EVEDOVE, André; ALVES GUARIGLIA, Débora; ROBERTO LOCH, Mathias. Inequidade de gênero e prática de atividade física entre homens e mulheres: revisitando conceitos por meio de uma revisão narrativa. Motrivivência, Florianópolis, v. 36, n. 67, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5007/2175-8042.2024.e99125. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/99125. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta